Prefeitura confirma matéria do blog: Uber opera na ilegalidade em Santarém

A Uber, empresa de transporte de passageiros por aplicativo, está operando em Santarém, oeste do Pará, de modo ilegal. A denúncia foi veiculada em matéria nesta quarta-feira (30) pelo Blog do Jeso.

Segundo a Prefeitura de Santarém, em nota ao blog, somente duas empresas estão licenciadas para operar no município com esse tipo de serviço: Urbano Norte e Boto Car.

 

Ontem à tarde, a Uber iniciou as suas atividades em Santarém — é a 4ª cidade paraense que ela passou a operar. Mas sem cumprir os requisitos da lei municipal.

“Se [as empresas] não seguiram os procedimentos elencados [na lei], elas estão atuando de forma irregular no município, em desconformidade com a lei e o decreto que regulamenta o serviço em Santarém”, diz a nota da prefeitura.


Íntegra da nota da PMS

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), esclarece que vigora no município a Lei Municipal Nº 20.309 de 19 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a regulamentação do uso de veículos por meio de aplicativos para transporte remunerado individual de passageiros, amparada pela Lei Federal Nº 13.640/2018.

Portanto, para exercer o serviço em Santarém, são previstas algumas exigências, como o cadastro prévio da empresa, cadastro dos prestadores de serviço, cadastro dos veículos, entre outras.

Atualmente, no município, duas empresas estão cadastradas junto a SMT desenvolvendo as atividades conforme o que dispõe o decreto municipal que são elas ‘Urbano Norte’ e ‘Boto Car’. Uma terceira empresa está em fase de finalização do cadastro na Secretaria.

Com relação a quaisquer outras empresas que queiram operar nesse ramo, elas estão obrigadas a cumprir as exigências legais, informando ainda que está Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito não recebeu nenhum administrador ou contato para a realização de cadastro de qualquer outra empresa interessada, dessa forma não possuindo vínculo com a municipalidade.

Se não seguiram os procedimentos elencados, elas estão atuando de forma irregular no município, em desconformidade com a lei e o decreto que regulamenta o serviço em Santarém.

 

As empresas que não estão em conformidade com a legislação foram notificadas a se regularizar para esclarecer a real situação das empresas. Ou seja, as empresas só poderão iniciar a operação no município após o cumprimento das fases do processo previsto na legislação regulamentadora.

Do contrário, caracteriza transporte ilegal de passageiros conforme o artigo 135 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A SMT trabalha obedecendo a legislação e colocando em primeiro lugar a segurança da população santarena, maior beneficiada por um trânsito seguro.

SMT/Prefeitura de Santarém”


Contraponto

Procurada nesta quarta-feira, a Uber não se manifestou até o fechamento desta nova reportagem. O espaço continua aberto para o contraponto da empresa.

— LEIA também: Uber começa operar hoje em Santarém; é a 4ª cidade do PA a disponibilizar o serviço

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Prefeitura confirma matéria do blog: Uber opera na ilegalidade em Santarém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *