Amazonas ultrapassa Distrito Federal e lidera incidência de coronavírus no país

O Amazonas ultrapassou o Distrito Federal e agora registra a maior incidência da doença covid-19 entre todas as unidades federativas do país.

Os dados, segundo o site UOL, foram apresentados nesta quarta-feira (8) em entrevista coletiva do Ministério da Saúde, que apontou 19,1 infecções pelo novo coronavírus para cada 100 mil habitantes no Amazonas. A taxa estadual já é mais do que o dobro da nacional, que está em 7,5 por cada 100 mil pessoas.

 

Segundo o boletim estadual divulgado, foram 168 casos confirmados nas últimas 24 horas no Amazonas, totalizando agora 804. Em apenas uma semana, o número de casos saltou 350%. Já são 30 mortes confirmadas até agora e outras em investigação.

Ainda segundo o ministério, 5 estados — Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá e Ceará — e o Distrito federal são classificados como em situação de “emergência”, por apresentarem incidência pelo menos 50% a mais do que a média nacional.

Troca de secretário

Em meio à crise causada pela covid-19, o governo do Amazonas informou a troca de gestor na área da Saúde. O doutor em Saúde Rodrigo Tobias foi exonerado e volta ao seu cargo de pesquisador na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A Secretaria de Estado de Saúde passou a ser comandada pela biomédica paulista Simone Papaiz, especialista em gestão hospitalar. Ela era secretária municipal de Saúde da cidade de Bertioga (SP).

 

Para tentar conter o avanço do novo coronavírus, a Prefeitura de Manaus baixou um decreto no domingo (5) determinando a cassação do alvará de funcionamento de comerciantes de serviços não essenciais que descumprirem o isolamento social.

A prefeitura também suspendeu temporariamente a venda do passe estudantil e a gratuidade para idosos.

Na cidade de Manacapuru, na Grande Manaus, já são 44 casos confirmados — a maior incidência entre todas as cidades do estado. A prefeitura decretou toque de recolher das 20h às 6h e tem realizado diariamente a desinfecção das ruas por meio de agentes de saúde.

Com informações do UOL

— LEIA também: Nélio decreta toque de recolher, uso de máscara em feiras e proibição de cultos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *