Cooperativa de Enfermagem banca curso de classificação de risco, e forma 1ª turma do oeste do Pará
Participantes do curso de classificação de risco ministrado em Santarém

A Coopenopa (Cooperativa de Enfermagem do Oeste do Pará) promoveu neste final de semana em Santarém (PA) curso presencial de capacitação do Sistema de Manchester de Classificação de Risco. O Iespes também apoiou a iniciativa.

A qualificação é a primeira do tipo realizada na oeste do Pará. Foi ministrada pela instrutora e enfermeira Cíntia Alcântara Carvalho, que veio de Belo Horizonte (MG) e faz parte do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco.

14 enfermeiras, todas da Coopenopa, participaram do curso — e foram aprovadas. Elas são as pioneiras no município, devidamente certificadas pelo Sistema Manchester do Brasil, para atuar na classificação de riscos em hospitais públicos e privados.

 

Segundo a diretoria-presidente da cooperativa, Odeise Seixas, esse é o primeiro de uma série de cursos que a Coopenopa pretende ofertar aos seus associados ao longo do ano.

“Formamos a primeira turma de classificadoras de riscos do oeste do Pará. Temos agora, portanto, mão de obra qualificada na região, para minimizar a triagem errônea em hospitais e UPAs e, consequentemente, os riscos de morbidade”, ressalta Odeise Seixas, que também é enfermeira

MANCHESTER

O Sistema de Manchester é uma metodologia científica que confere, por meio de 5 cores, a classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto atendimento.

A classificação determina a prioridade no atendimento e quais condutas devem ser adotadas pelas equipes assistências em cada caso.

LEIA TAMBÉM: Criação da 1ª cooperativa de enfermagem no oeste do PA repercute positivamente

AS CLASSIFICADORAS PIONEIRAS

— 1. Alzerina Sarmento Silva;

— Cláudia Costa Nascimento

— Evanil da Mota Pimentel

— Tatiane Nascimento de Sousa Laurido

–5. Laianny Geisey de Sousa Mota

— Marcélia Leal do nascimento

— Maria Azelaide Mota Pereira

— Maria Conceição de Carvalho Bentes

— Maria Daniele Mota de Paiva

–10. Maria Patrícia Ferreira da Costa

— Natália Miranda Monteiro

— Raimunda Silvia de Almeida Barbosa

— Rejany Silva da Silva Bandeira e

— 14. Odeisa Matos de Seixas.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

6 Comentários em: Cooperativa de Enfermagem banca curso de classificação de risco, e forma 1ª turma do oeste do Pará

  • Como entrar na cooperativa?

  • Como faço o curso que

  • Parabéns pela Iniciativa e pelo empenho em fazer o melhor à população Santarena.
    Muito me orgulho dessas duas colegas Enfermeiras Odeise e Alzerina. Tenho certeza de que os avanços chegarão. Santarém precisa avançar em Políticas públicas e tenho certeza que essas Enfermeiras farão toda a diferença.
    Mais uma vez Parabéns…. Só orgulho de vocês.

  • Parabenizo toda equipe da Cooperativa (COOPENOPA) em especial a Enfermeira Odeise que com sua competência está direcionando esse projeto muito importante para toda enfermagem do Oeste do Pará. É disso que precisamos. Sou enfermeira e sei o quanto a enfermagem é guerreira na assistência e que faz de tudo para que o paciente receba atendimento de qualidade.

  • Reunião de mulher feia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *