Praias de Santarém estão excelente para banho, aponta relatório de balneabilidade

O relatório de balneabilidade das praias santarenas de junho deste ano mostrou resultados de “próprias/excelentes’ para banho em todas as que foram analisadas.

A informação é da Conágua Ambiental, empresa que apresentou o mais recente boletim do monitoramento da balneabilidade das praias da orla fluvial direita do rio Tapajós, conforme contrato realizado pela Prefeitura de Santarém.

A balneabilidade segue os requisitos do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), quando são observados os parâmetros microbiológicos indicadores de qualidade, e se ocorreu a presença ou não de Escherichia coli e Coliformes termotolerantes, tendo como parâmetro químico o PH (Potencial Hidrogeniônico) e o físico, a temperatura da amostra (°C).

Foram feitas 5 coletas consecutivas, com intervalos de 24h, colhidas em dias de maior fluxo de banhistas, em 11 diferentes pontos de amostragem da área de estudo:

— Ponta do Muretá;

— Alter do Chão (Praia do CAT. ; canal principal do rio Tapajós; praia do Cajueiro; orla no perímetro da escadaria; perímetro final da orla; praia do Amor; igarapé do Macaco);

— Ponta de Pedras;

— Pajuçara e

— Maracanã.

Como resultado, o relatório classificou as praias santarenas como “próprias/excelentes” para banho.

Eis a conclusão do relatório:

“Foi realizada a análise estatística percentual recomendada pela Resolução Conama 274/2000 para o parâmetro mais restritivo – Escherichia coli, onde foi observado que todas as praias apresentaram condições de qualidade na categoria PRÓPRIA/EXCELENTE. Para o parâmetro menos restritivo – Coliformes termotolerantes, foi observado o mesmo cenário, ou seja, praias PRÓPRIAS/EXCELENTES para fins de balneabilidade”.

Com informações da Prefeitura de Santarém/Núcleo de Comunicação

Leia também:
Promotoria da Perfuga pede ao TCM análise técnica da nova estrutura da Câmara

  • 1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *