Prefeitura entrega UBS fluvial batizada com nome de ex-secretário de Saúde
A UBS foi entregue à população oficialmente ontem (29)

Um marco na história da Saúde em Santarém. Assim foi definido o dia 29 de junho de 2019, com a inauguração da Unidade Básica de Saúde Fluvial Ailton Barros, ainda como parte de programação de aniversário dos 358 anos da cidade.

A solenidade de entrega da embarcação pela Prefeitura de Santarém ocorreu no elevado da Praça da Matriz na manhã deste sábado (29) e contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar (DEM), da secretária de Saúde Dayane Lima, vereadores, representantes de comunidades ribeirinhas, colaboradores da saúde e população em geral.

A festa pela entrega da embarcação que leva o nome do médico Ailton Barros, ex-secretário de Saúde de Santarém, contou com a participação de profissionais da saúde que trabalharam com ele, além da leitura de uma carta da família do médico e pronunciamento de autoridades que destacaram os relevantes serviços prestados ao município.

Houve ainda apresentação de carimbó, leitura de cordel, paródia e música.

O prefeito Nélio Aguiar, que também atuou como médico na gestão de Ailton Barros à frente da Secretaria de Saúde, destacou o legado deixado pelo médico.

 

“Durante o aniversário da cidade, tivemos a oportunidade de fazer a entrega de diversas obras importantes para Santarém, obras que o nosso povo realmente merece. Mas de todas elas, a que mais me emocionou foi a entrega dessa unidade de saúde fluvial, por dois motivos: começamos com o barco Netinho que virou política nacional, com berço em Santarém, graças ao que Ailton Barros e sua equipe fizeram no passado e agora com a entrega dessa UBS fluvial que é só nossa, é de Santarém, preparada para prestar o melhor atendimento à nossa população ribeirinha que tanto precisa”, destacou.

“O segundo motivo é fazer justiça com um homem que fez praticamente tudo pela saúde pública em Santarém e passou 16 anos sem que nenhuma autoridade tenha prestado a devida homenagem a ele”.

https://1.bp.blogspot.com/-faAxrc2S5Tk/XRi1rPc9KFI/AAAAAAAAcLU/B1hZ14FiNp4MPQ3RrKyFDR6MVF0ianc1wCLcBGAs/s1600/Unidade%2Bde%2Bsa%25C3%25BAde.jpg
Nélio Aguiar discursando na inauguração da UBSF

A UBSF Ailton Barros vai atender 77 comunidades localizadas às margens do rio Amazonas, nas regiões do Ituqui, Aritapera, Arapixuna, Tapará e Lago Grande, sendo que a primeira viagem está programada para o mês de agosto.

“Vamos levar atendimento médico e odontológico para a população ribeirinha que precisa e vamos trabalhar mais e mais, pois o atendimento de saúde é necessário e não podemos parar de avançar”, ressaltou Dayane Lima, secretária de Saúde.

Com informações da Prefeitura de Santarém

LEIA também: Servidores da Justiça do Pará entram em estado de greve; propõem reajuste salarial de 4,94%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *