vacinação
100 postos de vacinação foram abertos

O dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica em Santarém, oeste do Pará, transcorreu tranquilo em todos os pontos de vacinação.

O Parque da Cidade foi o local escolhido para a abertura do evento, que aconteceu na manhã de ontem, 15, e contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Dayane Lima.

Neste ano, para melhor locomoção dos animais e seus donos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), disponibilizou 100 postos de vacinação divididos em 19 rotas.

Para isso foram mobilizadas 477 pessoas, entre servidores públicos e voluntários.

BARREIRA 

A campanha, com o tema “Não deixe a raiva acabar com uma grande amizade”, teve início no dia 1º de setembro e se estenderá até 31 de dezembro.

O objetivo principal é impedir a circulação do vírus por meio de barreira epidemiológica, eliminar a raiva humana e controlar a raiva animal.

Portanto, quem ainda não vacinou seu animal, deve procurar o Centro de Controle de Zoonose (CCZ), de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, mesmo que as fêmeas estejam amamentando, prenhas ou no cio.

Há mais de 20 anos Santarém não registra casos de raiva urbana, por isso a meta deste ano é vacinar 100% de 52.177 animais, sendo 40 mil cães e 12.177 gatos, a partir dos três meses de vida.

A Organização Mundial de Saúde estima que a população canina represente 10% da população humana, ou seja, há 1 cão para cada 10 habitantes. Esta regra não é geral, havendo muitas variações, principalmente em nossa região, onde a proporção chega a 1 para 7 habitantes.

COBERTURA

Em 2016, foram vacinados 42.967 animais, já em 2017 este número subiu para 52.177 animais vacinados. Este ano, a meta da campanha é vacinar 100% de 52.177 animais, sendo 40.000 cães e 12.177 gatos, a partir de três meses de idade.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fica localizado na Av. Moaçara, 735, bairro Floresta. O horário de funcionamento para vacina é de segunda a sexta-feira de 8h às 17h.

vacinação2
Cães a partir de 3 meses devems er vacinados

Com informações da Prefeitura de Santarém

Leia também:
5 motivos para beber de 2 a 3 litros de água todos os dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *