Folha de SP diz que no Pará presos morrem 5 vezes mais que a média em presídos no país
O Pará é o estado mais letal para presos no país

Em reportagem publicada nesta sexta-feira (2), o jornal Folha de S. Paulo, um dos mais influentes do país, cravou, com base em dados oficiais: o Pará é o estado onde, proporcionalmente, o número de presos assassinados dentro de presídios é o maior do país.

“Em 2017, último dado disponível, o Infopen (sistema de estatísticas das prisões brasileiras) dava uma taxa de 21,8 óbitos criminosos para cada 10 mil presos no estado, atrás apenas de locais onde ocorreram grandes chacinas naquele ano (AM, RR e RN) e cinco vezes maior que a média brasileira. A taxa de São Paulo, para comparação, foi no mesmo ano de 0,4 óbitos criminosos para 100 mil habitantes”, revela o jornal paulista.

 

A matéria é mais uma das publicadas pelo jornal após a chacina ocorrida em Altamira no início da semana, com saldo de 62 presos mortos (asfixiados e degolados) por conta de um motim no Centro Regional de Recuperação.

“A criminalidade neste ano tem se reduzido no estado, diz o governo [Helder Barbalho], citando dados da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal”, diz o repórter Thiago Amâncio, que escreveu a reportagem.

“Houve queda de 24% nos crimes violentos letais (homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte) de janeiro a julho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.”

https://3.bp.blogspot.com/-VzMbl2CMxUM/XUAvOWxs0SI/AAAAAAAAdGk/HGv24tzq15QSU8POitKydpt8NmYu4QuYwCLcBGAs/s1600/massacre%2Baltamira.jpg

Neste link, a íntegra da reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *