Jamaxim Ponte

A ponte que foi incendiada e que dá acesso à flona do Jamanxim. Foto: arquivo

Do leitor que se assina José Borari, pelo contato do blog:

Atearam fogo na ponte sobre o rio Jamanxim. Essa ponte dá acesso a Flona [Floresta Nacional] do Jamanxim e é onde o ICMBio, o Ibama e o Exército tem instalada uma guarita para controlar a saída da madeira explorada de forma ilegal na reserva ambiental.

Lá, há milhares de metros de madeira, principalmente ipê. O fogo criminoso é uma tentativa de impedir a apreensão das toras e sua retirada para doação pelo Ibama.

A situação que reina é de desordem, confusão, bagunça. É isso que querem os grileiros e madeireiros de Novo Progresso.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

20 Comentários em: Ponte que dá acesso à flona é incendiada

  • Esta ação criminosa é em represaria a Operação Hileia dias atras queimaram um caminhão e culparam o IBAMA.
    A ação orquestrada é na tentativa de cumprir promessa de campanha de ” expulsar o IBAMA de Novo Progresso”

  • Publicado por Jubal Cabral Filho às sexta-feira, junho 14, 2013
    Os protestos da população- Agonia ou Êxtase

    ” um vereador de Novo Progresso anunciou que havia uma guarita de autoridades ambientais (IBAMA apoiada por Polícia Federal e Exército), exigindo os documentos de quem entrava ou passava pela Flona Jamanxim, fosse madeireiro ou garimpeiro. Vozes veladas na reunião (não foi do vereador) chamaram a atenção de um futuro embargo nas ações na BR-163. Dito e feito: anunciada a provável destruição da ponte sobre o rio Jamanxin!”

    http://jubalcabralfilho.blogspot.com.br/2013/06/os-protestos-da-populacao.html

  • Próximo ato criminoso anunciado:
    Blog do Xarope

    Mario em 12/06/2013
    O secretario de meio ambiente do prefeito de Novo progresso o madeireiro malinsk declara: Vamos queimar a o IBAMA de Novo Progresso.

    http://wwwblogdoxarope.blogspot.com.br/

  • Enquanto houver pessoas que só queiram usufruir de nossa riqueza mineral sem trabalho de forma organizada e legalizada vão continuar acontecendo estes fatos isolados e repugnantes pois atrapalham uma população inteira que precisam da ponte, sou a favor do IBAMA e ICMBio realizar ações que combatam a exploração ilegal de na nossa floresta

  • Isto, é pura e simplesmente incompetência do atual governo Osvaldo Romanholi (PR). Prometeu dar fim aos grileiros e madeireiros fantasmas em sua campanha eleitoral e, ao contrário, vem dando todo suporte a esses “larapios da natureza”. Ontem, na guarita do IBAMA no Jamanxim, estavamos lá, porém, o prefeito apenas extigou a desordem insitando atear fogo na ponte! isso não é governar…

    Vereador Nego do Bento (PMDB) – Novo Progresso.

  • O líder do governo municipal na camará de vereadores anuncia a queima da ponte .
    O secretario de meio ambiente do município anuncia a queima do prédio do IBAMA.
    O prefeito e ex presidente do Sindicato dos madeireiros eleito com o apoio do sindicato dos grileiros.
    Que cidade é esta?
    Que pais é este?

    Pobre amazônia.

  • O dinheiro de atividades criminosas elegeu o romanholi,dinheiro de madeira explorada dentro da Flona,dinheiro do desmatamento de áreas para vender.na prefeitura colocou os maiores criminosos ambientais do pais.
    Colocaram fogo no caminhão.
    Colocaram fogo na ponte.
    São acostumados a colocar fogo na floresta.
    Só uma madeireira a dos irmãos beling tem mais de 10.000 metros de ipê derrubados e em toras dentro da flona do jamanxim. Não querem perder .
    O malink secretario do romanholi e dos mesmos da famigerada serraria marajoara.
    O secretario dill é madeireiro dentro da flona de Altamira.
    O secretario de finanças era contador de uma das maiores e mais criminosas madeireiras.
    O prefeito enriqueceu vendendo notas frias de madeira.
    O poder do dinheiro é que manda e queima em Novo Progresso.

    • O que se comenta é que existem mais de 20.000 metros cúbicos de Ipê ,arvores já derrubadas e cortadas em toras na Floresta Nacional do Jamanxim e queimaram a ponte para evitar a apreensão e ou a retirada desta madeira pelo IBAMA.Esta madeira vale no minimo R$16.000.000,00 .

  • Desta forma onde vamos parar? Essas pessoas são bandidos criminosos da pior espécie, O mais triste de tudo, é que muitos deles estão no comando colocado pelo povo, e me parece que, quando a policia prende a justiça manda soltar. Essa região parece os morros do Rio de Janeiro dominado pelos traficantes de drogas. Só que aqui é desmatamento é tráfico é madeira.

  • Queimaram um Índio.
    Amararam o helicóptero.
    Queimaram pontes para evitar a apreensão do gado do Dr. joviano atual vice prefeito.
    Receberam a tiros os agentes do governo.
    Queimaram um caminhão,
    Queimam a Floresta ano a ano.
    Ninguém foi punido.
    Ninguém será punido.
    O crime prevalece e toma o poder politico para continuar com a atividade criminosa utiliza-se do dinheiro do crime para corromper até mesmo o judiciário.
    Os órgãos de fiscalização SEMA/PA ,IBAMA não resistem ao poder.
    A impunidade prevalesse!

  • O prefeito,o presidente do sindicato dos madeireiros(SIMASPA) o presidente do sindicato dos grileiros(SIPRUMP) de Novo Progresso acompanhado de alguns populares funcionários públicos foram ontem no fim do dia a guarita na cabeceira da ponte sobre o rio jamanxim distrair,desviar a atenção dos homens do IBAMA,Forca Nacional e PM-PA para que seus comparsas colocassem fogo na ponte na sua parte central.
    Os ” farinha do mesmo saco” acostumados a crimes ambientais com lucros enorme não aceitam a lei e a ordem.

    • O prefeito osvaldo desmatou e vendeu em 2012 duas áreas de floresta,1500 hectares de floresta amazônica destruída transformada em pasto para vender e ganhar dinheiro.O desmatamento a venda e o lucro foram repartidos com um dos maiores devastadores da amazônia o Sr. Ezequiel Castanha dono de uma rede de supermercados e que diz que não teme o IBAMA porque estão todos no seu bolço.

  • Como pode tantos atos criminosos permanecerem impunes,fogo,fogo,fogo estes destruidores da floresta precisam ser punidos.
    Tudo começa com os madeireiros,conheço a atividade deles tudo criminoso ambiental se for legal não da lucro da mesma forma.
    Deveriam proibir madeireiro de ocupar cargo publico.

  • Queimar,destruir é tudo o que estes madeireiros sabem fazer existem outras formas mas para quem é habituado a destruir queimar uma ponte,um caminhão,um prédio é um ato normal .
    Do líder e presidente do sindicato dos dos grileiros eu ouvi uma declaração onde dizia: ” parar de desmatar porque temos e que desmatar tudo temos é que produzir”

  • Desmatar ,destruir,queimar,ameaçar é tudo o que estes criminosos estão acostumados a fazer.Até quando pergunto.

  • Parece que está Cidade,Novo Progresso,Constituiu uma quadrilha unida para praticar atos ilegais na tentativa de acobertar crimes e criminosos ambientais.

  • Acredito que somente o MPF – Ministério Publico Federal possa agir e acabar com esta squencia de crimes impunes em

  • Acredito que somente o MPF – Ministério Publico Federal possa agir e acabar com esta sequencia de crimes impunes em Novo Progresso no Pará.

  • Quem ensina quem……………………….quem é Índio
    Índios liberam hoje a BR-163 mas podem voltar se reivindicações não forem atendidas.
    Os índios da etnia Kayapó decidiram liberar a BR-163 próximo a cidade de Novo Progresso , depois de serem atendidos em Brasília com promessa de uma solução os índios prometeram voltar a bloquear a rodovia federal e com ais rigor, se nenhum tipo de resposta concreta sobre suas reivindicações for apresentada,a rodovia voltará a ser bloqueada. Comenta-se que os indígenas irão derrubar torre de energia e queimar ponte caso tenha que continuar com a manifestação.

  • O Governo tem a obrigação de rever suas promessas dos anos 70. E que se faça cumprir o compromisso daquela época, onde havia preocupação quanto a proteção da Amazonia e concocava-se o povo sulista para se instalarem e produzirem ao longo da BR 163.
    O primeiro grande erro, foi a criação da Flona, onde ameaçam de ficarem sem seu pedaço de chão.
    O segundo grande erro, é permitir que extraiam madeira ilegalmente. Pois o objetivo principal do uso da terra a que nos fora atribuido, simplesmente para produção de alimentos atravéz da agricultura e pecuaria.
    Portanto, exigimos que se faça justiça com o cumprimento das promessas do presidente Emilio Garastazu Médici. e que o governo atual do PT não seja abitrário e queira colocar centenas de milhares de familias no meio da rua! Hoje na Flona Jamanxim, existe aproximadamente 25 mil pessoas vivendo dela e com um rebanho bovino de aproximadamente 240 mil cabeças de gado. e isso foi crescendo ao longo de mais de 40 anos. Então que se faça uma analise profunda para reparar tamonho erro de administração do atual governo! O povo não tem culpa e nem pra onde ir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *