Até dezembro, o Pará deve adotar placas de veículo padrão Mercosul, Placa Mercosul
Placa padrão Mercosul

O Pará já se mobiliza para o início da implantação do modelo de placas de veículos no padrão Mercosul.

A mudança será obrigatória para veículos novos, em processo de transferência de domicílio ou propriedade, ou quando houver necessidade.

A troca também pode ser feita de forma espontânea, caso o proprietário do veículo opte pelo novo modelo, que possui itens que ter como objetivo trazer mais segurança.

A medida tem como intuito, dar cumprimento à Resolução nº 733, do Conselho Nacional de Trânsito, que determina o prazo de 1º de dezembro, para que todos os estados adotem o novo modelo de placas.

O Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-PA), irá promover o processo de licitação, na modalidade Pregão Eletrônico, para a contratação de empresa especializada na prestação dos serviços de fabricação de Placas de Identificação Veicular no padrão Mercosul.

EXEMPLOS

O processo visa a produção de placas semiacabadas, estampagem, assim como a logística, gerenciamento informatizado e distribuição em todo o estado do Pará, estabelecendo pleno atendimento ao público através das Ciretrans.

A licitação pretende estabelecer a mais plena concorrência no mercado, garantindo assim mais segurança em todo o processo, reduzindo os preços abusivos e a exploração neste serviço, combatendo diretamente a ação de intermediários e atravessadores.

O Pará vem seguindo o exemplo de diversos outros estados, como, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Tocantins e Paraíba, que já determinam o processo de licitação deste serviço e apresentam resultados positivos.

O Detran no Pará, ao promover a licitação, ira combater a atual sonegação fiscal, o mercado informal, podendo inserir no processo de emplacamento de veículos, diversos itens de segurança que irão combater a criminalidade e implicar diretamente na redução de placas frias.

PADRÃO MERCOSUL

Para combater a falsificação e o mercado irregular, a placa Mercosul possui diversos itens de segurança, pintura difrativa dos alfanuméricos, ondas sinusoidais e marcas d’agua de segurança, além do Código Bidimensional dinâmico- QR-Code, que contém todos os dados de confecção da placa, desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do carro, além disso ainda possui a bandeira do estado e brasão do município.

As categorias dos veículos serão indicadas pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarela) e colecionador (prateada).

A rastreabilidade nos processos de produção, que a nova placa propõe o controle de todos os processos e evita assim, que ocorram eventuais irregularidades, como fraudes, roubo e clonagem.

Leia também:
Mantida a prisão do ex-diretor do Detran; Mazinho cumpria medidas cautelares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Até dezembro, Pará deve adotar novas placas de veículo padrão Mercosul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *