TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
O decreto foi assinado na sexta-feira pelo prefeito Nélio Aguiar

A lei que regulamenta o transporte privado de passageiros por aplicativos, como Uber, 99 e Cabify, em Santarém, oeste do Pará, entra em vigor amanhã (7), logo após a sua publicação.

Na sexta-feira (4), o prefeito Nélio Aguiar (DEM) assinou a lei nº 016/2019, que dispõe sobre a prestação desse tipo de serviço no município “e dá outras providências”.

Segundo o decreto, para atuar no setor, os motoristas devem cumprir uma série de exigências, como apresentar atestado de sanidade mental e física, certidão negativa de antecedentes criminais, entre outras.

Com relação aos veículos, a lei exige que tenha no máximo 5 anos de fabricação, licença de tráfego e laudo de vistoria expedidos pela SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito).

O carro também terá que circular com adesivo de identificação do número de matrícula do aplicativo a qual está vinculado.

O não cumprimento das exigências caracterizará transporte ilegal de passageiros no município.

app - taxi
Página 1 da lei sancionada pelo prefeito Nélio Aguiar

Foi estabelecido que a SMT é o órgão do município responsável pela fiscalização, organização e controle da lei.

“Com a lei, garante-se segurança aos usuários, com o cadastro, fiscalização e monitoramento do órgão de trânsito municipal”, destaca Nélio Aguiar.

“Colocamos, em consequência, Santarém no rol das cidades do Brasil e do mundo que oferecem o serviço de transporte por aplicativo, e abrindo mais o leque de opções de mobilidade urbana na cidade”.

Nelio Aguiar_Presidente Famep
Nélio Aguiar: mais uma opção de mobilidade urbana em Santarém

Neste link, a íntegra da lei.

Leia também:
6 rapidinhas. Secom ‘respira’ na Casa Civil, Wlad ganha a Record, Faro paga R$ 360 mil a contador…

  • 39
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Lei que estabelece regras de transporte privado por apps entra em vigor amanhã em Santarém

  • Concordo com o prefeito, estamos em uma era digital, e porque não modernizar outros serviços, no entanto deve-se acompanhar a princípio o que pode ocorrer da parte dos taxistas convencionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *