
Dois búfalos, uma macho e outro fêmea, atacaram veículos e pessoas na manhã desta segunda-feira em Santarém, no oeste do Pará.
O ataque ocorreu em diferentes pontos da cidade.
Os atingidos, principalmente pela fêmea, de maior porte, tiveram ferimentos leves.
Os animais escaparam no momento do desembarque de uma balsa, ainda na praia, pouco antes de ingressarem na curral de propriedade do Sirsan (Sindicato Rural de Santarém), no bairro da Prainha.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Em nota, a Prefeitura de Santarém informou que o dono dos animais foi localizado e uma equipe do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) foi mobilizada e esteve nas ruas ajudando o proprietário na captura.
O animal foi capturado no final desta manhã.
“Esclarecemos ainda, que o CCZ disponibiliza apenas de estrutura para capturar animais de pequeno porte e cavalos”, diz a nota.
Abaixo, a íntegra da nota do Sirsan sobre o episódio.
“Relativo aos incidentes envolvendo dois bubalinos em Santarém, o Sindicato Rural de Santarém informa que: há uma área de desembarque de gado, estando essa sobre responsabilidade de uma pessoa terceirizada.
A mesma está situada as margens do Rio Tapajós na parte debaixo do Parque de Exposições Governador Alacid Nunes, é um espaço fechado e dentro dos padrões previstos para esse tipo de operação com baias e segurança.
A área obedece um horário de funcionamento sendo este das 07h às 18h00. No que tange aos animais, os mesmos foram desembarcados fora do horário estipulado, no espaço externo do parque, sob responsabilidade do condutor dos mesmos e seu proprietário.
Independente da situação ter ocorrido fora das dependências administradas pelo Sindicato Rural de Santarém a entidade não corrobora com fatos que possam oferecer riscos a população.
Nesse sentido o Sirsan está acompanhando o caso juntos as autoridades competentes.
Ascom/Sirsan”
Leia também:
Estado reconhece como de “utilidade pública” os botos Cor de Rosa e Tucuxi