Jeso Carneiro

25ª edição do Raid de Alenquer aquece economia da cidade; hotéis lotados, oficinas abertas até à noite

25ª edição do Raid de Alenquer aquece economia da cidade; hotéis lotados, oficinas abertas até à noite
O movimento nas oficinas de moto aumentou muito nesta semana de Raid em Alenquer. Fotos: Wildson Queiroz/JC

Nesta quinta (23) e sexta-feira várias embarcações do tipo ferryboat começam a chegar a Alenquer, no Baixo Amazonas, para participar de um dos maiores eventos de trilha (off-road) do Pará. Os visitantes vêm, principalmente, das cidades de Santarém, Monte Alegre, Curuá, Óbidos, Manaus (AM) e Macapá (AP). Grupos de outras regiões do país também são aguardadas.

O grande fluxo de turistas e praticantes de trilhas (motos e carros) neste período do ano contribui com o aquecimento da economia alenquerense. As oficinas estão lotadas e o trabalho tem se estendido até tarde da noite para atender a demanda.

Itens de proteção

De acordo com Tiago Alves, proprietário da loja e oficina Tiago Motos, a busca por serviços e a venda de peças e acessórios teve um aumento extraordinário durante a semana. Capacetes e itens de proteção estão entre os produtos mais procurados pelos clientes.

A rede hoteleira está completamente lotada. Detinha Rodrigues, proprietária do Detinha Hotel, as reservas começaram a ser feitas ainda no ano passado e muitos clientes antigos fazem questão de garantir a hospedagem com antecedência. Novas pousadas abriram vagas e até casas estão sendo alugadas para atender a grande demanda de visitantes.

Detinha Rodrigues, empresária do ramo hoteleiro de Alenquer

Maior investimento da história do evento

A Festa dos Visitantes da 25ª edição do Raid Alenquer-Curuá tem início hoje a noite, a partir das 19h com os artistas se apresentando no palco principal instalado na praça João Tito Alves e show de motocross com Joaninha.

Neste ano, a Prefeitura de Alenquer, gestão do prefeito reeleito Tom Silva (MDB), promoveu o maior investimento da história na infraestrutura e promoção do evento.

História

O Raid Alenquer-Curuá teve início em 1999, ainda de maneira informal, como um passeio entre amigos. Ao longo dos anos, foi se consolidando como trilha esportiva e atualmente é considerado o maior do tipo no oeste do Pará, atraindo participantes de várias partes do Brasil. Neste ano, o Raid chega a sua 25ª edição.

Devido à grande repercussão e participação, foi declarado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará através da Lei nº 9.628 de 15 de junho de 2022.

O trajeto entre os dois municípios tem cerca de 60 Km de extensão e passa por campos de várzea, ramais de terra com atoleiros e áreas alagadas proporcionando momentos de muita aventura e adrenalina.

Por Wildson Queiroz, especial para o JC

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.

Sair da versão mobile