
Em reunião de sua executiva municipal, o MDB de Óbidos (PA) aprovou a decisão de recomendar “expressamente” a bancada do partido na Câmara de Vereadores a votar a favor da aprovação da prestação de contas de 2005, de responsabilidade do ex-prefeito Jaime Silva.
A recomendação foi aprovada à unanimidade na segunda-feira (23).
Caso não seja acatada, os dois vereadores emedebistas na Câmara — Kedson das Máquinas e Chico Barbado — “estarão cometendo ato de infidelidade partidária”, com possibilidade de serem expulsos do partido e perderem o mandato por justa causa.
As contas de 2005 foram aprovadas pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). Mas há uma manobra política em curso na Casa, orquestrada pelo prefeito Chico Alfaia (PL), candidato à reeleição, para reprová-las e, com isso, tirar o MDB da disputa eleitoral em 2020.
O emedebista Jaime Silva lidera as pesquisas de intenção de votos para o pleito do próximo ano.
O julgamento das contas pode ocorrer no próximo dia 3 de janeiro, em sessão extraordinária da Câmara, dirigida pelo ultragovernista Nivaldo Aquino (Podemos) e que opera a manobra de Alfaia na Casa.
Ex-notório oposicionista
Para derrubar o parecer favorável do TCM à aprovação das contas de 2005, a bancada governista precisa de no mínimo 2/3 dos votos — 9 votos. A Casa tem 13 vereadores.
Kedson das Máquinas, notório oposicionista ao governo até o final do ano passado, teria sido cooptado por Chico Alfaia e hoje faria parte da bancada chapa-branca. Chico Barbado é governista sempre, independente do partido no poder.
Raio X
Chico Barbado
Nome: Francisco Soares de Aquino Filho
Idade: 59 anos
Naturalidade: Óbidos
Instrução: Ensino médio completo
Mandatos: 3. Foi eleito em 2008 (PSDB), 2012 (PSDB) e 2016 (MDB).
Kedson das Máquinas
Nome: Kedson Glay Ferreira de Andrade
Idade: 47 anos
Naturalidade: Capitão Poço (PA)
Instrução: Ensino médio completo
Mandatos: 1. Foi eleito em 2016 (MDB).