De Emanuel Júlio Leite, sobre o post Movimentação no aeroporto bate recorde:

Eis uma informação boa: o aeroporto de Santarém experimenta grande movimentação.

Ao mesmo tempo sentimos na pele as limitações da infraestrutura. Desde a década de 1980 que nada muda.

Santarém cresceu, a cidade passou a receber mais turistas, a condição de entreposto comercial se fortaleceu. E nada mudou.

Outro dia, participando de um curso na área de ecoturismo, o instrutor que passou por aqui nos anos 80 falou com tristeza dessa triste realidade. Aeroporto. Esse é o nosso gargalo.

Além das condições serem péssimas, fico pensando na dificuldade que tem os policiais de trânsito que tem o dever de colocar ordem num ambiente onde não existe possibilidade de ser organizado. Hoje, encontrar um lugar para estacionar de madrugada, por exemplo, é um suplício. E todos estão recorrendo aos mais diferentes recursos, sem se importar se estão certos ou errados. Cada um estaciona onde dá.

Santarém merecia um aeroporto de qualidade o mais rápido possível. Urgente!!!

A Copa do Mundo acontecerá daqui a 4 anos. E Santarém vai sim se beneficiar com o fato da sede da Amazônia estar baseada em Manaus. Mesmo que estejamos localizados no Pará.

Quanto aos recursos para construção de um terminal de passageiros, a pergunta deveria ser direcionada ao vice-governador Odair Correa, que alardeou quatro anos atrás que tudo estava sendo viabilizado para a concretização deste sonho de toda a população de Santarém.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

7 Comentários em: Aeroporto, o gargalo santareno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • ivan leao disse:

    Precisamos mudar com urgencia a infraestrutura de nosso aeroporto afinal temos uma cidade que é o ponto turistico mais frequentado do oeste do pará, é uma pena que passou por la um “vice – governador e não teve força alguma de lutar por este projeto pra por em pretica, sem falar que temos em nossa região deputados que estão se aposentando e outros que estão ai pra outro mandato e federais, pra completar estar passando o governo do partido atual que governa o pará, e nada foi feito, será que agora vai ser feito? afinal estar mais que na cara que vira um novo GOVERNO, é SANTARÉM, precisa continuar fazendo o que se iniciou atravéis dos movimentos sociais, mobilizando a população pra exigir seus direitos, ja que aqueles que foram eleitos não tem coragem de fazer seu papel……Mudança estar só começando………

  • Jose Francisco Guimaraes Correa disse:

    Aeroporto de Santarém: pura imcopetência da INFRAERO

  • Moacyr Mondardo Junior disse:

    Estive em Santarém entre 9 e 12 de outubro. Fui informado por um atendente no aeroporto que o projeto do novo terminal de passageiros está pronto. Seria interessante que a INFRAERO fosse convidada a apresentar esse projeto a sociedade santarena.
    Segue abaixo o extrato do contrato deste projeto, assinado em janeiro/2009.
    E também assisti neste periodo a peça do Grupo Sol na Casa de Cultura.

    EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUARIA

    PROCURADORIA JURIDICA

    EXTRATO DE INSTRUMENTO CONTRATUAL

    TERMO DE CONTRATO N° 007-ST/2009/0040. CONTRATANTE: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuaria – INFRAERO. Representantes: Superintendente de Estudos e Projetos de Engenharia, Moacir Carvalho Aires Filho, e Gerente de Projetos, Substituto, Joao Eduardo Bandeira de Melo Araujo. Dependencia: SBSN. CONTRATADA: Consorcio Engevix Engenharia S/A (lider) e Planway Engenharia e Consultoria Ltda. Representante: Wilson Vieira. OBJETO: Contratacao dos servicos tecnicos de engenharia para elaboracao de projetos e estudos do novo TPS, ampliacao do patio de aeronaves, sistema viario, estacionamento do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém/PA. Valor Global: R$ 1.690.105,33 – Exercicio de 2009. Prazo: 270 dias. Contratacao decorrente de: Concorrencia nº 015/DALC/SBSN/2008. Fonte de Recursos: Proprios. Programa: OBU-C: 040.313.01.004-7.20130-9; OBU: 040.313.01.001-4.201309; ATAERO: 040.218.07.001-0.20130-9. Codigo Orcamentario: nº 15568 da Matriz de Investimento. Data da Assinatura: 22/01/2009.

  • PILOTO disse:

    Jeso Ovelha , creio que isso não depende somente de Odair Corrêa , mas sim da própria infraero em brigar pelo seu espaço .

    Como podem ver a INFRAERO já EXPULSA os passageiros que chegam em SANTARÉM , a porta de saida e a PORTA DA RUA .

  • Alice no país das maravilhas disse:

    Santarém, realmente, está precisando de um aeroporto decente, já que não é mais aquela cidadizinha que poucos podiam comprar uma passagem aérea; agora vejo muitas pessoas viajando p Belém ou Manaus à trabalho por apenas um dia ou simplesmente p passear em um final de semana. Fora que Santarém é a segunda cidade do Estado do Pará e uma bela opção de passeio e descanso para os turístas da copa de 2014.

    Vamos lá ANAC, olhe pela Pérola do Tapajós!!!

  • PILOTO disse:

    EMANUEL , VOCÊ ESTA DE PARABÉNS , POIS FOI UM DOS ÚNICOS QUE TEVE A CORAGEM DE FALAR SOBRE ESSE AEROPORTO QUE REALMENTE NÃO OFERECE NADA DE NADA.

    EXISTE EMPRESAS QUERENDO ENTRAR EM SANTARÉM E NÃO PODE DEVIDO NÃO TER ESPAÇO PARA SEREM ALOCADAS .

    A TAM SOLICITOU MAIS UM VOO PARA SANTARÉM E FOI NEGADO DEVIDO FALTA DE INFRA ESTRUTURA E POR AI EM DIANTE.

    QUANDO FORES NO HORARIOS DE VOO , VEJA COMO OS FUNCIONÁRIOS DAS COMPANHIAS AÉREAS TRABALHAM , ( APERTADOS , UM RESPIRANDO O AR DO OUTRO , ISSO É UM ABSURDO )

    QUANTO AOS FUNCIONÁRIOS DA INFRAERO É MUITO COMODO , PORQUE ELES ESTÃO EM SUSAS SALAS CADA UM COM O SEU ESPAÇO PARA TRABALAREM .

    ENQUANTO OS CONCESSIONÁRIOS DO AEROPORTO TRABALHAM EXPRIMIDOS , EU JÁ OUÇO A MAIS DE 8 ANOS QUE ESTA SENDO CONSTRUIDO UM NOVO TERMINAL , MAS NADA PASSA DA SIMPLES PLANTA QUANTO AO MENOS DE LICITAÇÃO DE COSTRUTORAS PARA EXECUSSÃO DA OBRAS .

    QUANTO COPA DO MUNDO A INFRAERO NÃO ESTA LIGANDO PRA ISSO NÃO , ATÉ PORUQ SE TIVESSE ALGUMA CONSTRUÇÃO OU REFORMA JÁ ERA PRA SENDO FEITOS .

    VOCÊ IMAGINA O AEROPORTO DE MANAUS FEIO ESQUISITO , ESCURO , RECEBENDO TIMES DE FUTEBOL , A IMGEM QUE VÃO LEVAR DO BRASIL ” AMAZÔNIA ” É QUE REALMENTE O POVO É INDIO .

    ESSE ANO LULA INAUGUROU UM AEROPORTO EM CRUZEIRO DO SUL QUE TEM SOMENTE 2 VOOS POR DIA E QUE AEROPORTO , E SANTARÉM QUE TEM QUASE 30 VOOS PORDIA E ESSA COISA .

    É MESMO DE INTRISTECER NOSSA CIDADE

  • Jeso Ovelha disse:

    Odair Corrêa, como em tudo o que falou enquanto vice-governador, VIAJOU na maionese sobre a verba do aeroporto.