Estudantes indígenas de todo o país realizam encontro em Santarém

Publicado em por em Educação e Cultura, povos indígenas, Ufopa

Os estudantes reúnem para discutir o tema “Diversidade Pluriétnica nas Universidades: Problematizando o Racismo”

Estudantes indígenas da etnia tapuia, no encontro nacional em SantarémUniversitários da etnia tapuia fazem selfie na orla de Santarém, local de abertura do encontro nacional

Mais de 500 estudantes indígenas, de diferentes etnias e regiões do país, participam do IV Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (Enei), na Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), em Santarém. O evento discute o tema “Diversidade Pluriétnica nas Universidades: Problematizando o Racismo”.

O encontro começou ontem, 15, com ato público contra o genocídio indígena e os grandes projetos nacionais, na orla da cidade. E se estenderá até o quarta-feira, 19.

Leia também – Presente de Nélio aos professores: negar as chaves da Semed à família Maia.

O Enei tem por objetivo reunir estudantes indígenas e não indígenas, de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores e profissionais indígenas e não indígenas, das mais diversas áreas do conhecimento, para refletir sobre as práticas educativas em contexto intercultural, enfatizando diálogos de saberes, atuação profissional e educação superior.

Além de buscar fortalecer o movimento indígena nacional, o encontro visa também socializar experiências e pesquisas no ensino superior indígena, a partir da apresentação de estudos que envolvam os povos indígenas, com ênfase nas temáticas de Educação, Sustentabilidade e Territorialidade, Direito e Movimento Indígena, Saúde e Tecnologias.

Programação

O Enei prossegue neste domingo, 16, a partir das 9 horas, no auditório da Unidade Tapajós, na antiga Sudam, com debate sobre o racismo institucional contra povos indígenas nas universidades e a importância do movimento estudantil indígena na academia.

À tarde, a partir das 14 horas, haverá rodas de conversas sobre temas como a participação de lideranças indígenas no processo de construção de uma nova universidade; e o papel das organizações indígenas frente à conjuntura político-econômica nacional e internacional.

Neste link, confira a programação completa no site da Ufopa.

Com informações da Ufopa


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *