Jeso Carneiro

Leilão da 1ª usina do Tapajós deve sair em 2014

Folha de S. Paulo

O governo trabalha para leiloar neste ano mais um modelo de usina elétrica que promete causar polêmica. A hidrelétrica de São Luiz do Tapajós (PA), cercada de floresta, vai inaugurar o conceito de usina-plataforma.

Inspirada na exploração de petróleo em alto mar, a ideia é evitar o desenvolvimento das cidades em seu entorno e reduzir o desmatamento.

Leia também:
Noruega doa 380 milhões ao Fundo Amazônia.

A previsão é que o estudo e o relatório de impacto ambiental sejam entregues até março para o Ibama, afirma Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia e idealizador do conceito.

Apenas após a concessão da licença é possível realizar a licitação.

“É um grande desafio porque é uma usina estruturante, uma grande usina, com todas as dificuldades características”, disse o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, em novembro.

Com capacidade instalada de 6.133 megawatts, é a primeira dentro de cinco projetadas para a região. A energia gerada seria suficiente para atender a aproximadamente 5,4 milhões de residências.

Leia mais em Governo quer leiloar neste ano a 1ª ‘usina-plataforma’, no Pará.

Sair da versão mobile