O Brasil tem uma paranoia com a Amazônia, desconfia das ONGs e vê estrangeiros atuando na floresta como ameaça à soberania nacional.
Trecho do relatório da embaixada dos Estados Unidos sobre a Nova Estratégia de Defesa Brasileira, de 2009. O documento foi vazado ontem (1°) pelo site WikiLeaks.