Chegam a Santarém os franciscanos: frei Amando Bahlmann, frei Capistrano Niggemeyer e frei Camilo Lauer, OFM (irmão leigo). No dia seguinte, frei Amando toma posse como segundo prelado de Santarém. Em 1909, a Província de Santo Antônio assumiu a responsabilidade de manter os frades na prelazia, marcando assim a segunda etapa da presença franciscana na Amazônia.