Susipe solta empresário com prisão decretada

Publicado em por em Oeste do Pará, Segurança Pública

O empresário santareno Washington Luiz Canté Lima (foto), que responde por crimes de estelionato em Santarém e Uruará, foi colocado em liberdade de maneira irregular pela Susipe (Superintendência do Sistema Penal do Pará) no início desta semana.

Leia também:
Quatro meses depois, empresário deixa a prisão.
Prisão de Canté foi decretada em Uruará.
Empresário santareno é preso.
Os 7 pecados capitais de Canté.

Canté estava preso há quase 3 meses na penitenciária agrícola de Cucurunã, em Santarém, por ordem da Justiça de Uruará, às margens da Transamazônica.

Além dele, o juiz à época daquela comarca, José Goudinho Vieira, decretou a prisão de mais 4 pessoas – Jandex Neves (que se encontra preso), Michele Gomes Lima (esposa de Washington Canté), Athos Jácome Lima (filho do casal Washington e Michele) e Joab Serique Cota, funcionário da agência do Itaú em Santarém, todos acusados de participar de um suposto esquema de estelionato comandado por Canté no município.

Os advogados do empresário tentaram junto ao TJ (Tribunal de Justiça) do Pará, em Belém, o relaxamento da prisão. Mas ela foi mantida – decisão que continua valendo até hoje.

Num outro processo, também por estelionato, só que em Santarém, os advogados de Washington Canté conseguiram a sua liberação do presídio, através do juiz da 4ª Vara Penal, Paulo Pereira da Silva Evangelista.

Com álvara de soltura entregue por um oficial de justiça, a Susipe liberou o acusado da prisão sem atentar para o fato de que Canté estava preso também por conta de outro processo similar, só que por ordem da Justiça de Uruará.

O advogado do empresário já foi comunicado da irregularidade, e solicitado para que reapresente o seu cliente ao sistema penal. Mas o pedido não foi atendido até agora.

Canté já é considerado fugitivo.


Publicado por:

10 Comentários em Susipe solta empresário com prisão decretada

  • QUEIMA DE ARQUIVO

    É impressionante que o CANTÉ tenha deixado a cadeia por um “engano”.

    Será que este “engano” tem nome e endereço? Será que este “engano” teM conta bancária? Será que este “engano” tem poder politico e econômico? Será que este “engano” foi ou é sócio de CANTÉ?

    Uma coisa eu espero que aconteça: Que CANTÉ se entregue perante a JUSTIÇA ou consiga o seu verdaero alvará de soltura e apareça, pois só assim vou ficar sabendo que ele não está morto.

    Sei de casos em que advogados fizeram coluios com autoridades e liberam presos para os colocarem diretamente nas mãos de seus inimigos. o preso saiu diretamente do carro do advogado para ser entregue aos seus agozes. Espero que isto não tenha acontecido ao CANTÉ.

    CANTÉ sabe demais e isto pode ter feito com que quem o queira silenciar o soltasse para que assim seu corpo nunca ser encontrado e despistar uma verdadeira “Queima de Arquivo”.

    Lembram do caso do Advogado “Dinho”, seu assassino Albenor planejou algo semelhante, pois fez parecer que “Dnho” tinha roubado a Cooperativa e fugido. Albenor foi para a televisão, onde inclusive chourou, e jurou inocencia. Depois que o corpo de “Dinho” foi encontrado e a máscara caiu verificou-se que Albenor e seu grupo tnham planejado o que achavam ser o crime perfeito: Matar “Dinho” e sumir com seu corpo, fazer circular um historia que o mesmo tinha roubado a Coopertiva e fugido abandonando a familia e tudo o mais.

    É pensando assim que fico preocupado com o destino de “CANTÉ”, será que ele hoje não repousa em uma cova raza por ai? Se assim for ele teria levado para sempre os nomes de seus sócios/comparsas de crimes e a forma de agir da quadrilha que ele fazia parte?

    “DINHO” dizia ter um dosiê onde relatava os seus crimes, seus comparsas e a forma de agir de muita genta da região oeste do Pará. “DINHO” foi assassindo e este dossie nunca apareceu, será que CANTÉ já fez o seu dossie para aparecer em caso de sua morte?

    Pelo motivos acima faço um pedido:

    CANTÉ DÊ UM SINAL DE VIDA (SE VOCÊ AINDA ESTIVER VIVO)! APRESENTE-SE AS AUTORIDADES E CONFESSE SEU CRIMES E DIGA OS NOMES DE SEUS SÓCIOS!

  • Jeso, o Washington não e foragido da policia porque ele nao fugiu, ele foi liberado pela Susipe, que acatou uma decisão da justiça, que lhe concedeu alvara, que foi entregue na penitenciaria pelo oficial de justiça, se houve erro ou não na sua soltura, acredito que o Washington seja o menos culpado. Outra coisa conheço e posso falar com automia que o Diretor Nilton e os vices Madson, João e a vice Emanuele, são pessoas honestas, que conduzem com zelo e dedicação a penitenciaria de Cucurunã, carregando inumeras responsabilidades, para dirigir uma casa penal que foi construida para abrigar 200 detentos e hoje, por conta de uma super lotação abriga quase 700 presos.

  • ihhhh nome da minha familia. é o,lado que eu adoro mais…pena que nao tenha muitos. saudade do tio Bibito. Foi o maior gangster de Santarem…O governo criou todas as possibilidades pra ele ter isso no seu CV qdo criou a floresta nacional do tapajos….. bang bang you are dead

  • Jeso, moro em Belém no Residencial Greenville II, o Sr. Canté tem uma casa aqui onde ficou escondido na outra oportunidade em que esteve foragido. Dou a dica é só a Polícia vir no Greemville II em Belém que o prederá novamente. Antes que me esqueça a casa continua aqui, uma grande mansão adquirida com o fruto dos golpes aplicados em Santarém e região.

    1. Jeso,

      Pelo jeito o Pedro Antonio sabe muito a respeito da vida do Canté, sabe a casa onde ele ficou escondido quando estava foragido e inclusive como ela foi adquirida.

      O Pedro Antonio diz que mora em Belém, no mesmo residencial que possivelmente o CANTÉ

    2. Pelo jeito Pedro Antonio sabe muito a respeto do CANTÉ, inclusive onde ele ficou e como adqiriu a casa.

      Será que o Pedro Antonio não é na verdade um sócio do CANTÉ inconformado por ele está solto e talvez querer de volta a casa quem ambops sabem onde fica, pois se Pedro Anotnio sabia que CANTÉ estava escondido na casa que cita e que o mesmo era foragido então porque não denunciou as autoridades.

      È Pedro Antonio pelo jeito você esta junto com o CANTÉ e quem sabe até ele não comprou a casa de você, mas ao contrário do que diz você não mora em Belém e sim em Santarém. Eu aposto com quem quiser.

      Ei cara de pau só m,ais uma coisa, é claro que a casa continua no lugar ou você queria que o CANTÉ levasse ela nas costas?

      Este pilantra é uma piada mesmo. Vai pra lá sócio do CANTÉ.

  • PARABENS!!!!!!
    SO NOS RESTA PARABENIZAR A SUSIPE POR MAIS ESTE “ENGANO”.
    SO UMA PERGUNTA, PORQUE OS 3Ps TAMBEM NAO SÃO BENEFICIADOS POR ESTES “ENGANOS”?.
    ESTOU DE OLHO

  • Essa pessoa que foi liberada que só conheço de nome, nesse caso deveria receber várias comendas,um titulo de cidadão de bem, porque a justiça assim o ungiu perante a opinião pública nada muito justo.Quabnto aos nossos juizes esses demiurgos da lei, intocáveis podem decidir de acordo com suas con$ciências,Diante de uma sociedade omissa, alienada não apenas no aspecto criminal, mas politico o que devemos esperar? Se o dinheiro fala mais alto então resta a nós o silêncio apenas?.Ele deve estar inocente,com certeza o advogado dele jura.

  • Só alguém muito imbecil para acreditar que houve um “engano” nessa liberação.
    Nossa polícia foi competente no cumprimento da lei, resta saber se irão rastrear as contas bancáris daqueles que autorizaram a “liberação” (Leia-se facilitação de fuga) desse perigoso meliante.

    O Pará é realmente um estado que envergonha seus habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *