Maia pode ‘preservar’ Henderson e lançar Zé Maria Tapajós a prefeito. Por Jeso Carneiro

Publicado em por em Opinião, Política, Santarém

Maia pode 'preservar' Henderson e lançar Zé Maria Tapajós a prefeito. Por Jeso Carneiro
José Maria Tapajós, deputado estadual: reeleição não concretizada neste ano. Foto: Arquivo JC

O grupo político comandado pelo ex-prefeito multicondenado Lira Maia não descarta a possibilidade de lançar o deputado estadual não reeleito José Maria Tapajós (PP) a prefeito de Santarém (PA) em 2024.

A estratégia por trás dessa jogada é potencializar a força do grupo adquirida com a eleição de Henderson Pinto (MDB) para Câmara dos Deputados neste ano.

Como? Barganhando mais espaço político – tanto a nível estadual (governo Helder Barbalho 2) como federal, por serem bolsonaristas com raízes no antipetismo e agronegócio, no quem sabe governo 2 de Jair.

É bom lembrar que Zé Maria Tapajós teve a sua campanha à reeleição assentada em bases cipoalenses. O vereador Erasmo Maia (UB), sobrinho do capo do Cipoal, foi um dos que estiveram à frente da empreitada fracassada. O deputado santareno amealhou pouco mais de 30 mil votos, o suficiente apenas para ganhar a segunda suplência do PP.

A legenda conseguiu eleger 3 candidatos – Luth Rebelo, Antônio Tonheiro e Lu Ogawa. O também deputado estadual Júnior Hage, com 44,9 mil votos, ficou de fora, assim como José Maria Tapajós, o 5º mais votado, 32.492 votos.

Se ganhar mais corpo até lá e viabilizada a estratégia, Tapajós concorrerá ao cargo pela segunda vez. Em 2012, então no PMDB, conseguiu 21.155 (14,27% dos votos válidos). Foi derrotado. Para o cargo, Santarém elegeu o tucano Alexandre Von.

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Uma comentário para

  • Meu caro Jeso, vc sabe melhor do que ninguém que o zé maria tapajos é um politico com limite eleitoral, que nao tem barganha e força politica para pleitear ser prefeito de Santarém. Achas mesmo que o lira maia vai colocar um de fora do seu clã para ser prefeito? Ele sabe que o ze maria tapajos não é confiavel. anote ai, nem para vice o lira maia vair querer o ze maria tapajos.Querendo ou não, quem vem forte para a disputa do palacio jarbas passarinho é o indicado pelo atual prefeito nélio aguiar, o henderson e os martins na figura da ex prefeita maria do carmo. o Zé maria tapajos foi o maior perdedor desta eleição. Apanhou feio da esposa do nelio, a celsa, pois ela vem em sua primeira eleição, e da uma lavada de votos no ZMT, sendo que ele ja é politico e vereador a mais de 20 anos, com mandatos ininterruptos. Isso sim é uma vergonha politica para o ZMT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *