Jeso Carneiro

Cientista política do PA diz o que fazer a 300 dias das eleições

Cientista política do PA diz o que fazer a 300 dias das eleições
Karol Cavalcante, cientista política paraense que curso doutorado na Unicamp. Foto: Reprodução

Com 20 anos de experiência em campanhas eleitorais e assessoria parlamentar, Karol Cavalcante enumerou, a pedido do JC, o que as pessoas que pretendem disputar as eleições de 2024, a ser realizada daqui a 300 dias, devem fazer. Ela é cientista política. Faz doutorado na área na Unicamp (Universidade de Campinas).

O JC fez duas perguntas à cientista política paraense sobre o marco dos 300 dias das eleições. Leia as suas respostas:

O que o candidato (a) nas eleições de 2024 – vereador ou prefeito – olhando a marca dos 300 dias para votação, terá que decidir o que nos próximos dias para ter sucesso no pleito?

Karol Cavalcante: No Brasil, para disputar uma eleição você precisa obrigatoriamente está filiado a um partido político. Então, quem ainda não definiu por qual partido vai competir, essa é a primeira decisão. Antes de escolher o partido deixo aqui dois alertas: 1- verifique se o partido está regular em seu município; 2- se o partido está preocupado em construir uma chapa competitiva para a vereança e dentro das regras eleitorais.

Quando falo dentro de regras eleitorais chamo atenção para o cumprimento da Lei nº 9.504/1997 (Lei de cota de mulheres). Os últimos três anos foram marcados no Pará por cassação de mandatos de vereadores pelo fato dos partidos não terem cumprido o que preconiza a legislação no que se refere a cota de gênero.

O entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que a punição deve ser aplicada à chapa como um todo e não apenas no individuo ou na organização partidária. Sendo assim, não posso apenas me preocupar em me eleger, preciso me preocupar também em alertar o partido ao qual estou filiado em relação ao recrutamento de mulheres candidatas.

A eleição de um vereador ou vereadora depende do conjunto dos votos da chapa como um todo. Não adianta apenas você ter uma boa votação, é necessário que o conjunto da chapa do partido ou federação também tenham votos. Daí a importância de procurar um partido competitivo.

A segunda coisa é verificar a documentação básica necessária. No Brasil, os partidos políticos são os responsáveis por enviar os nomes dos seus filiados para o cartório eleitoral. Acontece que muitas vezes essas listas não são submetidas corretamente e em todas as eleições temos pelo menos 1/3 das candidaturas registradas sendo indeferidas.

Então cabe ao candidato ter a devida preocupação de verificar antecipadamente se ele está devidamente filiado a um partido político e se ele está quite com a justiça eleitoral. Ambas as certidões podem ser consultadas no site do TSE pelo próprio candidato nos seguintes links:

 Estou filiado; estou quite com a justiça eleitoral; está tudo certo com o meu partido junto à justiça eleitoral, agora é hora de pensar na organização da pré-campanha.

O que é uma pré-campanha? É o período que antecede a campanha eleitoral formal. Com a diminuição do tempo de campanha, a pré-campanha se tornou fundamental.

Segue aqui algumas dicas pra quem quer ter sucesso no pleito: organização; planejamento e estratégia política são centrais em qualquer campanha. Então, se você é candidato (a) comece a organizar o seu planejamento de campanha.

Para quem é candidato a vereador esse é o voto mais disputado e exige um grau de organização e estratégia bem maior. Pois você depende de você mesmo.

Para quem vai ser candidato a prefeito, ter pesquisa é fundamental para planejar os próximos 300 dias. Recomendaria aos candidatos que buscassem realizar pesquisas quantitativa e qualitativa para com base nelas tomar as decisões necessárias.

Olhando pra trás, o que já deve (ou deveria) já ter decidido no pré-300 dias para não perder o rumo do objetivo a alcançar, a vitória nas urnas?

Karol Cavalcante: Definir o partido que pretende disputar e a forma como pretende ser apresentado ao eleitor são decisões que já poderiam ter sido tomadas. Sem dúvida quem já definiu por qual partido vai disputar e já começou a estratégia da construção da imagem, de como você pretende se apresentar ao eleitor, já está saindo na frente.

Jeso, teria muitas outras questões pra levantar aqui. Mas, para esse nosso primeiro momento, fico por aqui. E como ainda faltam 300 dias, tenho certeza de que teremos muitos outros momentos pra conversar sobre eleições.

Faltam 300 dias para as eleições de 2024, a ser realizada, em 1º turno, no dia 6 de outubro de 2024. Foto: Reprodução

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.

Sair da versão mobile