Condenado pelo assassinato de Chico Mendes assume PL de cidade no PA, mas é afastado após repercussão do caso

Publicado em por em Pará, Política

Condenado pelo assassinato de Chico Mendes assume PL de cidade no PA, mas é afastado pela direção nacional
Darci Alves (de amarelo) ao lado do deputado estadual Rogério Barra (PL) na cerimônia de posse do réu confesso. Fotos: Reprodução

Darci Alves Pereira, réu confesso, condenado em 1990 a 19 anos de prisão pelo assassinato de Chico Mendes, é o novo presidente do Partido Liberal (PL) de Medicilândia, no oeste do Pará. A presidência de Darci Alves, que tomou posse no final de janeiro, não durou muito.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, recomendou o afastamento do patriota condenado. A decisão foi encaminhada para o presidente do partido no Pará, o deputado federal Éder Mauro.

Documento obtido pelo site ((o))eco junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que a composição da nova diretoria do PL em Medicilândia foi formalizada na Justiça Eleitoral em 27 de novembro de 2023.

A cerimônia de posse foi realizada no mês passado (dia 26). O evento, realizado na Câmara de Vereadores da cidade, contou com a presença do deputado estadual Rogério Barra, secretário-executivo do PL no estado do Pará e de quem Darci Alves Pereira é afilhado político.

Nas redes, Pereira se apresenta como “pré-candidato a vereador”.

Darci Alves e seu padrinho político, Rogério Barra

Afastamento

O presidente do (PL), Valdemar Costa Neto, recomendou, nesta terça-feira (27/2), o afastamento de Darci Alves Pereira da presidência do partido em Medicilândia. A decisão foi encaminhada para o deputado federal Éder Mauro (PL-PA).

“Recomendei ao presidente da estadual do PL do Pará, deputado Éder Mauro, a imediata destituição de Darci Alves Pereira do cargo”, afirmou Valdemar Costa Neto.

O presidente nacional do PL destacou que não tinha conhecimento sobre o envolvimento de Darci Alves na morte do ambientalista e seringueiro Chico Mendes, assassinado em dezembro de 1988.

“Gostaria de esclarecer que não tinha conhecimento de que Darci Alves Pereira, que assumiu recentemente a presidência do PL de Medicilândia, no interior do Pará, é o mesmo indivíduo acusado do assassinato do ambientalista Chico Mendes. Agradeço à imprensa por trazer ao nosso conhecimento esse importante fato”, completa a nota.

O assassinato

Darci Alves Ferreira, junto com seu pai, o fazendeiro Darly Alves, foi condenado a 19 anos de prisão pela morte de Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, em 1990.

Chico Mendes foi assassinado com um tiro de escopeta em 22 de dezembro de 1988. Ele nasceu em Xapuri, no Acre, e ficou conhecido pelo seu trabalho em defesa do meio ambiente.

O patriotca Darcy Ales e esposa posam ao lado de uma placa onde parecem Bolsonaro e Michelle.

Com informações do Congresso em Foco e Metrópoles

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

4 Responses to Condenado pelo assassinato de Chico Mendes assume PL de cidade no PA, mas é afastado após repercussão do caso

  • estão começando campanha para anistia geral e irrestrita para condenados , talvez seja até 20 de cadeia, agora não perdoam um já condenado que cumpriu sua pena?

  • PL seria o “partido dos Loucos” ? Na verdade, tudo o que NÃO presta ou NÃO vale nada, está filiado a essa sigla. Deus nos livre e proteja contra esse mal.

  • Nsse PL so tem assassino, estuprador, miliciano e falsos cristãos.
    DEUS,PÁTRIA E FAMÍLIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *