Faltam 101 dias para eleições. Presidente do TRE reúne com partidos em Santarém nesta 6ª

Publicado em por em Pará, Política, Santarém

Faltam 101 dias para eleições. Presidente do TRE reúne com partidos em Santarém nesta 6ª
Leonam Gondim Júnior, presidente do TRE do Pará: em Santarém nesta 6ª. Foto: Reprodução

Faltam 104 dias para as eleições municipais deste ano, marcadas pela Justiça Eleitoral para o dia 6 de outubro — 1° turno. O 2º turno será no dia 27, também de outubro, a ser realizado, se necessário, apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará tem reunião marcada para amanhã (28) com partidos políticos em Santarém, o 3º maior colégio eleitoral do estado, com mais de 246 mil eleitores, computados em maio deste ano.

A reunião tem o objetivo discutir temas relacionados às eleições de 2024. O presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, a diretora-geral da corte, Nathalie Castro, além do coordenador de Dados Partidários, Autuação e Distribuição, Vespasiano Neto, conduzirão a reunião.

Também devem participar os representantes dos partidos políticos e diretórios municipais.

Registro de candidaturas, prestação de contas e propaganda eleitoral estão na lista de temas que entrarão na pauta do encontro.

Inteligência artificial

“A reunião com os partidos políticos em polos específicos do estado objetiva levar aos diretórios as novidades sobre as eleições municipais de 2024, trazidas pelas recém-aprovadas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral que nortearão o processo eleitoral”, explica a diretora-geral do TRE paraense, Nathalie Castro.

Uma das novas resoluções aprovadas recentemente pelo TSE diz respeito ao uso da inteligência artificial (IA) na propaganda de partidos, coligações, federações partidárias, candidatas e candidatos.

Entre as novas regras, está a proibição das deepfakes; a obrigação de aviso sobre o uso de IA na propaganda eleitoral; a restrição do uso de robôs para intermediar contato com o eleitor, ou seja, a campanha não pode simular diálogo com candidato ou qualquer outra pessoa.

A reunião será realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Santarém.

Com informações do TRE-PA

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *