PP de Arthur Lira e União Brasil de Celso Sabino dialogam para formar federação

Publicado em por em Política

PP de Arthur Lira e União Brasil de Celso Sabino dialogam para formar federação
Celso Sabino e Arthur Lira (centro) e mais Luciano Bivar (à esq) e Antônio Rueda: PP e UB dialogam sobre a federação. Foto: Arquivo UB

Para garantir a recondução do deputado Arthur Lira (PP-AL) à Presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2023, o PP e o UB (União Brasil) avançam no diálogo para formar, agora, uma federação partidária para o período de 2023-2026.

As duas siglas ampliaram as conversas com outros partidos, como Avante e Pros, e miram formar uma bancada de pelo menos 120 parlamentares. As tratativas têm de estar concluídas o mais breve possível, e antes do fim do ano.

Da cúpula do UB, o deputado federal reeleito Celso Sabino (UB) tem participado dos diálogos e defender a ideia da federação.

Em razão de questões burocráticas, a ideia original da fusão entre as duas legendas foi descartada. Somente a federação entre as duas siglas garante uma bancada de 106 deputados, e 19 senadores.

As conversas envolvem, porém , envolvem ainda, Avante, que elegeu 7 deputados, e Pros, que saiu das urnas com apenas 3 representantes na Câmara federal.

Como não atingiu a cláusula de barreira, o Pros e se não formar a federação ficará sem acesso ao fundo partidário e ao tempo de televisão na próxima legislatura.

A movimentação ainda quer atrair outras legendas que não alcançaram a cláusula de desempenho eleitoral, para ultrapassar a marca de 120 deputados.

Presidência da Câmara

Além do Pros, Novo, PTB, Solidariedade, PSC e Patriota não elegeram o mínimo de deputados exigido pela lei.

A movimentação do PP, sigla comandada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e União Brasil intensificou-se após o resultado surpreendente do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, que elegeu uma bancada de 99 deputados federais.

A cúpula do PL avisou os aliados que, diante desse desempenho, poderia pleitear a presidência da Casa, ameaçando a reeleição de Arthur Lira. Para não estimular um racha em sua principal base de sustentação, o presidente Bolsonaro avalizou, nos bastidores, o movimento entre PP e União Brasil.

Com informações do Valor e redação do JC

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *