Jeso Carneiro

Acidentes de motos: epidemia nacional

Integrante da Polícia Rodoviária Federal, Luís Dolzanis comenta o post Motos, acidentes e leitos em Santarém:

Olá Jeso,

Infelizmente os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas são um problema nacional. Isso se dá pela falta de políticas públicas no setor de transporte público de qualidade.

A despesa diária de um trabalhador com passagens de ônibus é superior a mensalidade de uma prestação de uma motocicleta.

Gostaria de explicar que todos os proprietários de veículos pagam seguro obrigatório o DPVAT – Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre e que 50% desse valor é repassado para SUS.

Geralmente as empresas de seguro não dispõe esse serviços (seguro particular) para motocicletas tidas como populares. Que 5% das multas arrecadadas são destinadas são FUNSET – Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito que são aplicadas assim:

FUNSET não é usado para salvar vidas

Confira a seguir a notícia que é extremamente preocupante para um país que não faz o seu dever de casa, que é a fiscalização preventiva de trânsito.

“Governo federal usa multas de trânsito para reforçar resultado fiscal
O Funset (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito), responsável por gerir parte dos recursos arrecadados com multas, dispõem de um saldo de mais de R$ 675 milhões de reais que não estão sendo destinados ao seu principal fim legal. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), 5% do valor das multas deve ser aplicado em educação e prevenção no trânsito”.

Concluo dizendo que esse descaso acaba refletindo diretamente na superlotação dos hospitais.

Sair da versão mobile