Ministérios assinam protocolo para disponibilizar internet gratuita em pontos turísticos do país

Publicado em por em Turismo

Ministérios assinam protocolo para disponibilizar internet gratuita em pontos turísticos do país
Turistas avistam botos em Manaus, no Amazonas. Foto: Reprodução

Bom dia! Aqui tem Wi-Fi? Agora vai ter! Essa é a proposta do protocolo de intenções assinado nesta segunda-feira (11) pelo Ministério do Turismo, em parceria com Ministério das Comunicações, para a melhoria da conectividade de internet e a disponibilização de rede Wi-Fi gratuita em destinos turísticos brasileiros.

A ação faz parte do movimento “Conheça o Brasil: Conectado”, que visa atrair benefícios e facilidades para promoção do turismo nacional.

A ideia é a construção de parcerias público-privadas para investimentos em infraestrutura de telecomunicações, viabilizando a oferta de internet de qualidade e a disponibilização de Wi-Fi gratuito em locais estratégicos como, por exemplo, parques naturais e urbanos, aeroportos, atrativos turísticos e áreas de grande fluxo de turistas.

Plano de ação

Para o alcance do objeto pactuado, as duas pastas elaborarão um plano de ação com a definição de critérios para seleção de destinos turísticos a serem contemplados pelas ações do programa “Conheça o Brasil: Conectado”. Também serão definidos os meios para viabilizar a transformação digital com negociações com operadoras, melhoria de infraestrutura de telecomunicações, entre outras ações.

Dentro do protocolo firmado, o Ministério do Turismo vai articular com instituições públicas de turismo estaduais e municipais para obter informações sobre o acesso e a qualidade de conexão à rede de telecomunicações nos destinos turísticos brasileiros tanto para visitantes nacionais como internacionais.

Já o Ministério das Comunicações irá articular, junto aos órgãos competentes, o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações, bem como mobilizar provedores de infraestrutura desses serviços para viabilizar o acesso e a melhoria da qualidade de conexão à rede de telecomunicações nos destinos turísticos nacionais.

O prazo de vigência do protocolo de intenções entre as duas pastas será de 24 meses, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

Com informações do Ministério do Turismo

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *