Jeso Carneiro

Destak diz que eleição para prefeito de Santarém só será decidida no 2º turno, entre JK e Zé Maria

Destak diz que eleição para prefeito de Santarém só será decidida no 2º turno, entre JK e Zé Maria
Hugo, Jardel, JK, Zé Maria e Izabel: os 5 na disputa pela Prefeitura de Santarém neste ano. Foto montagem: JC

A Destak realizou uma nova rodada de pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, o 3º maior colégio eleitoral do estado. Os novos números do instituto mostram que, se as eleições fossem hoje, a disputa seria decidida apenas no 2º turno, entre JK do Povão (PL) e Zé Maria Tapajós (MDB), os que lideram o páreo.

O candidato do MDB, segundo a Destak, teve um salto significativo em todos os cenários, sobretudo após o início da campanha eleitoral no rádio e na TV. No cenário espontâneo, Zé Maria tem agora 32,1%, enquanto JK do Povão, 26,7%.

A pesquisa foi contratada pelo JC e registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-05212/2024. Foi realizada na semana passada, entre os dias 2 e 4, com 800 eleitores de diferentes áreas urbanas e rurais do município. A margem de erro é de 4,4%, com um intervalo de confiança de 95%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores indicam seus candidatos sem a apresentação de uma lista prévia, José Maria Tapajós lidera com 32,1%, seguido por JK do Povão, com 26,7%.

Um total ainda bastante considerável – 36,5% – de eleitores não soube ou não quis responder.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, com a apresentação de uma lista com os nomes dos candidatos aos entrevistados, Tapajós cravou 38% das intenções de voto contra 31% de JK. Delegado Jardel (Solidariedade) aparece com 6%, enquanto Hugo Diniz (PSDB) e Izabel Sales (PSOL) têm 3% e 1%, respectivamente.

Considerando apenas os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, Zé Maria Tapajós chega a 48%, enquanto JK do Povão obtém 39%. Delegado Jardel tem 8%, Hugo Diniz 4% e Izabel Sales 1%.

Rejeição

Quando questionados sobre em quem não votariam de forma alguma, JK do Povão lidera a rejeição, com 20%, seguido por José Maria Tapajós, com 18%. Delegado Jardel, Izabel Sales e Hugo Diniz têm índices de rejeição menores, abaixo de 10%.

Quando os eleitores foram perguntados sobre quem, na sua opinião, tem mais chances de disputar um eventual segundo turno, a maioria apontou José Maria Tapajós e Carlos Martins (35,8%) como a dupla mais provável, seguidos de JK do Povão e Priscilla Noimann, com 31,1%.

Aprovação/desaprovação

A gestão do atual prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, foi avaliada pela população. A aprovação é de 70,1%, enquanto 19,9% desaprovam sua administração, e 10% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

Independente da intenção de voto, os eleitores foram questionados sobre quem acreditam que será o próximo prefeito de Santarém. A maioria aponta José Maria Tapajós, com 39,8%, seguido por JK do Povão, com 30,8%.

Por fim, 68% dos eleitores afirmam que já estão decididos quanto ao seu voto, enquanto 22% dizem que ainda podem mudar de opinião até o dia das eleições.

Câmara de Vereadores

A Destak também aferiu a intenção de votos para a Câmara de Vereadores de Santarém, com 23 vagas disponíveis neste ano – duas a a mais do que nas eleições de 2020.

A pesquisa coletou dados de forma espontânea, ou seja, os eleitores indicaram livremente os nomes de seus candidatos sem uma lista prévia. Essa abordagem permite medir a lembrança espontânea dos eleitores em relação aos candidatos.

De acordo com os resultados da Destak, alguns nomes se destacaram na preferência dos eleitores. O vereador Alexandre Maduro (MDB) lidera a lista de nomes citados na pesquisa, com 2,1% das menções, seguido de Jander Ilson (UB), com 1,9%, e Erasmo Maia (UB), com 1,8%.

Disputa acirrada

A disputa por uma vaga na Câmara de Santarém se mostra competitiva, com os primeiros colocados aparecendo próximos uns dos outros. Além disso, há uma variedade de novos nomes e figuras já conhecidas da política local, como o vereador Júnior Tapajós e ex-vereador Ney Santana, que aparecem entre os mais lembrados.

Apesar dos percentuais relativamente baixos para cada candidato individualmente, isso reflete o grande número de candidatos na disputa, o que fragmenta a intenção de votos. Esse cenário dinâmico sugere que a corrida ainda está aberta e que muitos eleitores podem mudar de opinião até o dia das eleições.

No quadro abaixo, confira os mais citados:

Com informações, números e gráficos da Doxa

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.

Sair da versão mobile