
PT e PSOL em Santarém, por iguais motivos – recursos parcos para gastar na campanha -, resolveram abdicar da figura do marqueteiro para a eleição deste ano.
Os outros dois partidos no páreo, PSDB e DEM, resolveram não inovar neste quesito.
Leia também – Marqueteiro com raízes no PT fará a campanha do candidato do DEM em Santarém.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A campanha do prefeito Alexandre Von (PSDB) será coordenada pela Griffo Comunicação, do publicitário Orly Bezerra, e a do médico Nélio Aguiar (DEM) terá o comando do marqueteiro Chico Cavalcante, da Vanguarda Propaganda.
Na eleição de 2012, Cavalcante trabalhou na campanha da candidata a prefeito do PT Lucineide Pinheiro.
“Cada partido terá uma pessoa ligada a área de marketing, para acompanhar a produtora que vai coletar as imagens e produzir vídeos e áudios do nosso candidato”, explicou o jornalista Jota Ninos ao blog, sobre o modus operandi a ser adotada pela aliança PSOL, PCdoB e Rede, que tem como cabeça de chapa o psolista Márcio Pinto.
“Será uma forma diferente de fazer campanha, sem o mito de de vender um produto”.
Algo parecido com o que o PT, que fechou aliança apenas com o PPL, deve adotar na sua campanha. Muito do que será veiculado será decidido pela própria candidata a prefeita do partido, Socorro Pena, com bom acúmulo de experiência na área.
As novas regras eleitorais, aprovadas no ano passado para tentar tornar as campanhas mais baratas e reduzir a influência empresarial, também influenciaram na adoção dessas práticas.
Empresas, por exemplo, estão proibidas de fazerem doação para candidatos.