Jeso Carneiro

PSDB gastou 1 real por voto para eleger Von

Alexandre Von, prefeito eleito de Santarém pelo PSDB, sepultou um mito na eleição deste ano: a de que é um candidato pesado, que depende de máquina pública azeitada e dinheiro farto na campanha para se eleger.

Os números estão aí para enterrar de vez essa lenda.

Vejamos.

Para eleger o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, o PSDB investiu no tucano cerca de R$ 1,3 milhão. A recompensa veio com a vitória, em 1º turno, de 53,85% dos votos válidos.

Campanha caríssima se comparada com a do também tucano Alexandre Von.

Nele, o tucanato paroara investiu pouco mais de R$ 97 mil, segundo gastos  declarados à Justiça Eleitoral, e obteve 46,28% dos votos.

Na ponta do lápis: cada voto de Pioneiro custou ao PSDB R$ 11,20; o de Alexandre, R$ 1,41.

A campanha dos demais candidatos em Santarém teve os seguinte custos:

* Lucineide Pinheiro (PT) – R$ 941.800,00 (ou R$ 23,35/voto)

* José Maria Tapajós (PMDB) – R$ 206.550,00 (ou R$ 9,76/voto)

* Rubson Santana (PSC) – R$ 73.933,70 (ou R$ 12,53/voto)

* Márcio Pinto (PSOL) – R$ 40.832,00 (ou R$ 3,33)

Leia também:
Corrupção que não sensibiliza o MP.

Sair da versão mobile