por Karlisson Eder da Cunha Lima (*)
Eis:
1) Suspensão da maioria dos gastos desnecessários realizados no Carnaval, Reveillon, Show de Artistas milionários, e etc.
— ARTIGOS RELACIONADOS
2) Criação imediata de concurso público, nos moldes do Judiciário, para os trabalhadores da Atenção Básica e Urgência Hospitalar, fornecendo PISO SALARIAL, com progressão trabalhista e carreira de estado. Desta forma, existiria um interesse maior pelo trabalho público, proporcionando uma assistência contínua à população e uma aposentadoria digna ao servidor.
3) Participação do Governo FEDERAL no salário da Atenção Básica e das Urgências Hospitalares, evitando que os municípios pequenos fiquem com a responsabilidade total dos salários. Quem tem mais (União) gasta mais. Quem tem menos (Município) gasta menos.
4) Reajuste proporcional e justo da tabela SUS, com melhoria dos valores pagos aos procedimentos hospitalares. Isso incentivaria o convenio do SUS com a Rede Privada, desafogando assim os hospitais públicos lotados.
5) Criar um sistema de “voucher ou Cupons” para os usuários do SUS. Com esse método, o paciente que possui indicação de hospitalização ou atendimento fora da atenção primária, procuraria hospitais particulares para receber atendimento. Isso estimularia uma concorrência entre os serviços, melhorando os serviços realizados.
6) Caracterizar e punir como “crime hediondo” e sem direito a recurso aos gestores públicos envolvidos em desvio de verbas da Saúde.
7) Os cargos de Coordenação devem ser ocupados por funcionários efetivados através de concurso publico e não por indicação politica. Isso proporcionaria uma continuidade permanente das responsabilidades daquele setor, evitando assim a substituição de pessoas tecnicamente capacitadas por pessoas que não tem a menor noção do serviço.
8) Treinamento, capacitação e investimento em pesquisa científica na área da saúde, incentivando financeiramente as Secretarias de Saúde que permitem a formação acadêmica e técnica em suas instituições.
9) Criar uma espécie de “Ranking da Saúde”. Assim Teríamos como classificar os municípios e os estados, em uma escala de 0-10, identificado as melhores e as piores prestações de serviços públicos.
10) Proporcionar Bonificação, Gratificação e até mesmo premiação a todos os responsáveis pela fiscalização, corregedoria e Controle dos gastos e serviços públicos. Principalmente quando estes identificarem atos de corrupção envolvendo verba pública.
— – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
- Santareno, é médico.