
N'O Estado de S. Paulo
Apesar de ser considerada a capital do ‘pulmão do mundo’, Manaus apresenta a segunda pior estatística em termos de arborização domiciliar, perdendo apenas para Belém.
De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas uma em cada quatro casas, tem ao menos uma árvore plantada em seu entorno, o que representa 25,1% das habitações da cidade.
Ainda de acordo com a pesquisa, 20% das moradias estão localizadas diante de valas ou córregos com esgoto a céu aberto, o que a deixa em terceiro lugar no ranking das cidades com o pior saneamento básico, novamente atrás de Belém-PA que registra 44% e São Luís-MA com 33,9% das casas nesta situação.
O secretário municipal de meio ambiente e sustentabilidade de Manaus, Marcelo Dutra, admite que há alguns anos, a capital apresentava a ausência de arborização mas hoje, existe um trabalho intenso de sua secretaria acerca da temática.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“Estamos caminhando em passos firmes para reverter um quadro antigo de falta de árvores, com ações coordenadas e integradas e que passam a servir como referência de política de gestão para outras cidades, principalmente as grandes metrópoles, que passam por problemas semelhantes”, afirmou.
Leia mais em Manaus é a segunda pior em arborização.
Leia também:
12 artigos do Código Florestal são vetados.
Criador contra criatura.
UEA oferece R$ 4,5 mil a professor especialista.