
Com a existência questionada pelo MP (Ministério Público) do Pará, a Ascom (Assessoria de Comunicação) da Prefeitura de Óbidos não só existe, como foi turbinada pelo prefeito Chico Alfaia (PR) quando assumiu o cargo em janeiro deste ano.
Pelo menos 6 pessoas foram contratadas por Alfaia para realizar esse serviço – a maioria delas trabalhou com ele na campanha eleitoral de 2016. Nenhum deles tem curso superior.
Em média, a Ascom consome dos cofres públicos 12 mil reais por mês.
Essa equipe é 500% maior que a escalada pelo ex-prefeito Mário Henrique Guerreiro (2013-2016), composta apenas por uma jornalista, que recebia cerca de 1,5 mil reais/mês.
— ARTIGOS RELACIONADOS
- Festa da Integração Nordestina 2026 celebra tradição, cultura e grandes shows em Mojuí dos Campos
- Sem opção de cura no Brasil, menina de Santarém com câncer raro ganha na Justiça direito a tratamento na Itália
- Justiça confirma dívida de quase R$ 2 milhões de preso acusado de matar empresário Iran Parente
Érique Figueiredo, lotado no gabinete do prefeito, é quem comanda a Ascom na gestão de Chico Alfaia.
Em outubro deste ano, o repórter recebeu salário de 2 mil reais – vencimento engordado com 50% de gratificação e 50% de horas extras, de acordo com informações colhidas no Portal da Transparência da Prefeitura de Óbidos.
Mauro Pantoja, fotógrafo, aparece na folha da prefeitura como “assessor comunitário”, criado ao arrepio da lei por Chico Alfaia. Em ação civil pública contra o prefeito, o MP pediu à Justiça a extinção desse cargo. Em outubro, Mauro embolsou também 2 mil reais.
Outro “assessor comunitário” da Ascom é Jailton Santos, produtor, com salário de 2 mil reais.
A equipe ainda tem como “assessores comunitários”:
— Ordilei Santos, cinegrafista. Salário de 2,5 mil reais.
— Cleidison Ramos, editor. Salário de 2 mil reais.
— Eduardo Santos da Silva. Salário de 2 mil reais.
OS CONTRACHEQUES
OUTRO LADO
É praxe da Prefeitura de Óbidos, gestão do prefeito Chico Alfaia, não atender os pedidos de contraponto solicitados pelo portal Jeso Carneiro. O espaço, no entanto, está aberto.
Leia também:
Humor. A vaca pauxis e seus mamadores esfomeados