
Acabou a gestão do cantor, compositor e advogado Eduardo Dias, 57 anos, à frente da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) de Óbidos, no oeste do Pará.
Ele estava no cargo há cerca de 2 anos. O seu substituto ainda não foi oficializado pelo prefeito Chico Alfaia (PL). Dias é o segundo a deixar o cargo na atual gestão.
“Saio sem máculas, sem responder a nenhum processo e com a opinião pública a meu favor”, disse o ex-secretário ao Blog do Jeso. “É impiedoso trabalhar sem apoio numa secretaria onde até a água que nos é servida é de poço”.
Eduardo Dias, que tem curso de especialização em Gestão Cultural pela Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), destacou que embora sem apoio e recursos financeiros escassos para Semcult na gestão de Chico Alfaia, conseguiu dar visibilidade à pasta com inúmeras ações.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Destacou, entre elas, o projeto Geladeira Literária, a implantação dos conselhos municipais de Patrimônio Histórico e Cultural e o de Turismo, além de baixar os elevados custos do Carnapauxis em 2018, “sem que se tenha perdido a qualidade do evento e com índice zero de violência”.
Boi bumbá
“Colocamos ainda Óbidos na Feira do Livro do Baixo Amazonas pela primeira vez”, frisou, “onde aconteceu o lançamentos de 3 obras de escritores locais”.
“Aprovamos um projeto para revitalizar o boi bumbá tradicional de Óbidos, com apoio do deputado federal Edmilson Rodrigues [PSOL]”, lembou.
“Tudo isso e muito mais quase sem apoio. Saio com o dever cumprido”, lembrando que esteve em agosto em Brasília, para uma audiência pública na Câmara dos Deputados, “para falar da expressão do Carnapauxis”.
“Sou advogado, volto para ativa”, enfatizou. Ele preside a Comissão de Cultura da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santarém.
— LEIA também: Tucano manda recado ao prefeito de Óbidos: ‘Não tenho medo de retaliação’