Tucano manda recado ao prefeito de Óbidos: Não tenho medo de retaliação
Rylder Afonso, vereador do PSDB

Integrante da base governista na Câmara de Vereadores de Óbidos (PA), o tucano Rylder Afonso já declarou publicamente que vai votar a favor da aprovação da prestação de contas de 2005, de responsabilidade do ex-prefeito Jaime Silva (MDB).

O posicionamento vai de encontro à manobra articulada pelo prefeito Chico Alfaia (PL), candidato à reeleição, para tirar o emedebista do páreo eleitoral deste ano. Jaime Silva é apontado como o franco favorito da disputa.

 

As contas de 2005 foram aprovadas pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). Mas a bancada governista na Câmara pretende derrubar o parecer do tribunal. Para isso, Alfaia tem feito ameaças de retaliações a vereadores que não seguirem o seu plano.

“Não tenho medo de retaliacões. Vou votar de acordo com a minha consciência, de acordo com o parecer do TCM”, disse, em entrevista ao Blog do Jeso.

“Trata-se de uma perseguição política ao ex-prefeito Jaime Silva”, esclareceu, negando-se a compactuar com a manobra de Alfaia.

— Por que o senhor pediu – e foi acatada sua sugestão — o adiamento da sessão de julgamento das contas de 2005 do ex-prefeito Jaime Silva que aconteceria na sexta-feira (3)?

Rylder Afonso: O rito estava errado. Não foi comunicado, por exemplo, ao presidente da comissão de Economia e Finanças da Câmara, vereador Valdo Amorim, o relatório final para a devida apreciação. Ou seja, se a comissão era a favor ou contra o parecer do relator, vereador Chico Barbado. Esse foi o motivo do adiamento da votação. Nesta terça-feira, dia 7, a comissão enfim vai, através de votação, submeter o relatório ao julgamento de seus membros.

— Há duas possibilidades: a comissão reprovar o relatório ou aprová-lo. Se for reprovado, o que ocorrerá em seguida? E se for aprovado?

Rylder Afonso: Seja aprovado ou não o relatório terá que ir ao plenário da Câmara, para que os 13 vereadores possam se manifestar, através do voto, sobre o parecer do relator.


“O parecer do TCM é legal e tecnicamente correto. Vou votar nele”


— O senhor já declarou que vai se posicionar pelo parecer do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) na votação. Por que?

Rylder Afonso: Porque não há irregularidades nessas contas. Trata-se de uma perseguição política contra o ex-prefeito Jaime Silva.

— O prefeito Chico Alfaia ameaça retaliar quem de sua base política na Câmara, como é seu caso, votar pela aprovação das contas?

Rylder Afonso: Eu quero dizer que ao prefeito que não estou votando contra ele. E sim no parecer do TCM, que eu concordo, considero legal e tecnicamente correto.

— Mas é interesse político do prefeito Chico Alfaia não participação de Jaime Silva na eleição municipal deste ano. E o senhor sabe disso.

Rylder Afonso: Isso não sei informar. Mas pelo que estou vendo, sim, tirando o Jaime [Silva] beneficia o prefeito [Chico Alfaia] nas eleições agora em 2020.

— O senhor tem sido acusado de receber benefícios financeiros por se posicionar a favor da aprovação das contas de 2005. Quem é contra o parecer do TCM também teria recebido valores. O que o senhor acha dessas narrativas?

Rylder Afonso: Não recebi nenhum tipo de vantagem dessa natureza.

 

— A quem o senhor atribui, então, essa boataria, principalmente contra os vereadores que já se posicionaram a favor do parecer do TCM?

Rylder Afonso: Tenho certeza que os meus amigos vereadores não se venderam, assim como eu. Todos nós temos a nossa consciência tranquila que vamos votar sem nenhum favorecimento político e financeiro.

— O senhor preside o PSDB em Óbidos. Qual será a estratégia do partido para eleição municipal deste ano? Terá candidato a prefeito?

Rylder Afonso: Sim, sou presidente do PSDB de Óbidos, mas ainda vamos decidir o rumo do partido no município. Até o momento sou candidato a vereador.

— Voltando à questão da retaliação. E se ela ocorrer?

Rylder Afonso: Quero esclarecer à população de Óbidos que não tenho medo de retaliação. Tenho minha consciência tranquila de que vou cumprir o meu dever.

— LEIA também: Com dispensa de licitação, Prefeitura de Óbidos aluga imóvel para abrigar Semma

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Tucano manda recado ao prefeito de Óbidos: ‘Não tenho medo de retaliação’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *