Foto: arquivo particular de Jorge Wanghon

Jorge Wanghon no treino, sob a supervisão do técnico Ricardo Sousa
por Jorge Wanghon (*)
Treino levantamento de peso básico das 12 as 14 horas, de segunda a sexta na Academia Djalma Lima. Um treino fechado porque o expediente da tarde só começa depois que a gente sai. Quando ninguém falta, são 6 atletas treinando, incluindo o meu técnico Ricardo Sousa que também se exercita antes de dar aula no período. Dos que treinam para competir, apenas eu e o atleta “Cachiado”.
Há poucos dias, Ricardo me chamou a atenção para um detalhe no exercício agachamento. Segundo ele, ao iniciar, levo o peso muito para trás nas costas e para não “quebrar o braço”, a tendência é forçar a barra para frente enquanto agacho, o que se torna uma esforço desnecessário, quando na verdade apenas as pernas deveriam despreender maior energia
e força para agachar e subir.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Começamos então a corrigir a postura, e a intenção é ver mais peso na barra com a reeducação, mantendo-me mais
ereto, não precisando forçar tanto as costas e os braços para realizar o exercício.
Informação absorvida, a preparação continua. O atleta que realmente deseja alcançar resultados positivos em seu esporte tem que ter, antes de mais nada, um bom ouvido.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
* Atleta santareno, campeão nacional em levantamento de peso. Treina para participar em junho do Campeonato Brasileiro de Powerlifting 2011. Até lá, vai escrever rotineiramente aqui neste espaço sobre o seu dia a dia. É patrocinado pelo blog.
Leia também:
Treino nosso de cada dia…
Um novo fim.
Gel e treino com dor.
Powerlifting: santareno volta às competições.