por Jorge Waghon (*)
Na academia, quando se treina para uma competição ao lado de outros atletas que estão mais preocupados em cuidar da saúde e da aparência
física nos dá a impressão de que estamos em caminhos diferentes. E realmente estamos. Desligar-se dos demais e ficar concentrado apenas na rotina de treinos, sem perder o foco, é muito importante. Desligar o celular, não conversar entre as séries, não se distrair.
Todo atleta que volta a competir quando já conseguiu alguma coisa, algum título no passado, tem que ter a noção exata do que está fazendo. Voltar com 43 anos às competições, sendo que o meu melhor título foi alcançado aos 31 anos, é um verdadeiro desafio. Sempre penso que precisava fazer mais pelo meu esporte.
Tenho o respeito e a admiração pelos santarenos que ajudaram a levantar o powerlifting na região. Muitos não treinam mais, outros, bravos guerreiros, estão retornando.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Nomes como Moisés de Paulo, que era um grande levantador com genética para fisiculturista, Dorivan, irmão do sargento Dorinaldo Nogueira, Adamor Carvalho, 3º colocado no Brasileiro de 2000 na categoria até 82,5 kgs, Hiel Gesã, que hoje é campeão brasileiro de canoagem e que poucos sabem que também já foi um grande atleta de levantamento básico em Santarém, Omar Kostov, que competia e organizava as competições, Ricardo Sousa, professora Rolene Sena, que tinha academia e também contribuiu para o surgimento do powerlifting na região, Francisco Miranda, o “Chiquinho”, que um dia foi meu técnico pela extinta academia Ginastic Center, Magno Sarmento, caçula do levantamento de peso, campeão, soldado do Corpo de Bombeiros, Leopoldo, um grande supineiro que morreu depois de sofrer um acidente de trânsito, Acarias, Thomé, Jarbas e tantos outros que não me vem neste instante na memória.
Então imagino toda esta gente boa voltando aos treinos ou envolvendo-se com a promoção de competições…
De volta à realidade, fico com a frase de Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.
—————————————————
* Atleta santareno, campeão nacional em levantamento de peso. Treina para participar em junho do Campeonato Brasileiro de Powerlifting 2011. Até lá, vai escrever rotineiramente aqui neste espaço sobre o seu dia a dia. É patrocinado pelo blog.
Leia também:
Gel e treino com dor.
Powerlifting: santareno volta às competições.
i like it Um novo fim… : Blog answer Jeso considering im your rss reader