por Jorge Wanghon (*)
Estamos na metade de março, a um pouco mais de 2 meses do Brasileiro de Powerlifting de 2011, que vai acontecer do dia 23 a 26 de junho, na cidade de Santo André – SP. Resolvi mudar da categoria até 66 kg para a até 74 kg. A intenção é ganhar mais massa muscular e mais força. Nada de regime para chegar até 66.
Preocupação a menos, e ganhos diários na academia, já estou para ultrapassar a barreira dos 200 kgs nos treinos do agachamento e do terra, um grande progresso para um atleta da Master I. No supino, vou melhorar muito, cerca de 25 kg a mais na barra quando estiver com a camisa própria para o exercício.
Em Santarém, o soldado PM Bombeiro Magno Sarmento comprou uma destas camisas de borracha e foram exatamente 25 kg que aumentaram em sua carga de supino nos treinos. Vou começar a fazer uso de suplemento alimentar (creatina, aminoácidos e proteinato de cálcio) somente no começo desta semana, o que aumenta a expectativa para melhorar ainda mais nos treinos.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Em 2000, quando fui o melhor no Brasileiro em minha categoria (67,5 kg na época), em Guarulhos, fiz uso da creatina e melhorou muito minha força de explosão. Naquele momento crítico em que o atleta tem que subir, a creatina faz a diferença, é como se tivesse uma tração a mais no exato momento em que se precisa ter.
No powerlifting, um levantador de peso não vence apenas com o seu esforço físico, por estar treinando duro e dando o sangue na academia para se sair bem numa competição. Camisa de supino, macacão de borracha, faixa para os joelhos, junto com o uso de suplementos como creatina, aminoácidos e outros fazem uma nítida e notável diferença.
Posso afirmar, sem medo de errar, que a diferença de um atleta de powerlifting que faz uso dos acessórios e suplementos adequados durante o treino e até mesmo no momento da competição é de 200 kg a mais do que um de um atleta que vai só na força e na coragem e não usa uma camisa de supino, uma faixa no joelho ou se alimenta apenas com o trivial feijão com arroz.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
* Atleta santareno, campeão nacional em levantamento de peso. Treina para participar em junho do Campeonato Brasileiro de Powerlifting 2011. Até lá, vai escrever rotineiramente aqui neste espaço sobre o seu dia a dia. É patrocinado pelo blog.
Leia também:
Bom atleta é bom de ouvido.
Treino nosso de cada dia…
Um novo fim.
Gel e treino com dor.
Powerlifting: santareno volta às competições.