Jeso Carneiro

Ufopa define calendário e regras para eleição de reitor e vice-reitor; campanha inicia dia 19

Ufopa define calendário e regras para eleição de reitor e vice-reitor; campanha inicia dia 19
Reunião do Consun, comandada pela reitora e candidata à reeleição Aldenize Xavier, realizada na tarde de ontem (19). Foto: reprodução/vídeo

A Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) aprovou o calendário e o regimento para o processo de consulta que elegerá o próximo reitor (ou reitora) e vice-reitor para a gestão de 2025 a 2030.

O período oficial de campanha eleitoral será de 19 de setembro a 23 de outubro deste ano, totalizando 35 dias. A votação será no dia 24 de outubro. O resultado final será homologado pelo Conselho Universitário (Consun) no dia 5 de novembro.

Essas datas foram aprovadas nesta terça-feira (19) em reunião do Consun, órgão máximo de consulta e deliberação da universidade e sua última instância recursal. Conforme antecipado pelo JC.

Currículo Lattes dos candidatos

As inscrições das chapas candidatas estão marcadas para o período de 8 a 12 de setembro. O prazo para que os candidatos se desincompatibilizem de seus cargos junto à universidade, se necessário, se estende de 15 de setembro a 6 de novembro.

O regimento eleitoral aprovado estabelece normas para a campanha. A inscrição das chapas é obrigatoriamente acompanhada da apresentação de um plano de trabalho e do currículo Lattes dos candidatos.

A votação será realizada exclusivamente por meio do sistema eletrônico SIG-Eleição da Ufopa. O regimento também proíbe expressamente práticas de campanha como a distribuição de materiais impressos, o uso de camisetas, outdoors ou carros de som.

O modelo de votação manterá a paridade entre os três segmentos da comunidade acadêmica: docentes, técnicos administrativos e discentes com vínculo ativo, cada um com peso de um terço no resultado final.

Histórica

A eleição deste ano será um marco na história da Ufopa: é a primeira vez que um reitor (no caso, a reitora) buscará a reeleição na universidade, considerada a maior do interior da Amazônia.

Ao menos duas chapas devem disputar a reitoria: uma encabeçada pela reitora Aldenize Xavier e outra liderada por Edilan Quaresma, que tem Jarsen Guimarães como vice.

A chapa de Edilan e Jarsen foi formada com o objetivo de evitar um segundo mandato de Aldenize Xavier.

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.

Sair da versão mobile