
O Conselho Universitário (Consun), órgão máximo de consulta e deliberação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e sua última instância recursal, reunirá hoje (19), a partir das 14h, para aprovar o regimento eleitoral do pleito que definirá o próximo reitor(a) da instituição.
A reunião deve ser presidida pela atual reitora, Aldenize Xavier, que é também candidata à reeleição.
Ao menos duas chapas principais devem disputar a reitoria: uma encabeçada pela reitora Aldenize Xavier e outra liderada por Edilan Quaresma, que tem Jarsen Guimarães como vice. A chapa de Edilan e Jarsen foi formada com o objetivo de evitar um segundo mandato de Aldenize Xavier.
A votação, que envolverá técnicos, alunos e professores da universidade, está prevista para ocorrer em outubro deste ano, provavelmente no dia 24.
— ARTIGOS RELACIONADOS
- Documento revela que candidata que lidera concurso da Ufopa foi renomeada para criar o curso meses antes do edital
- Concurso da Ufopa sob suspeita: autora do projeto do curso de Turismo é a 1ª colocada para vaga de professora
- Justiça Federal condena 3 e absolve 12 réus envolvidos no escândalo Parfor, da Ufopa
Eleição histórica
A eleição deste ano será um marco na história da Ufopa: é a primeira vez que um reitor (no caso, a reitora) buscará a reeleição na universidade, considerada a maior do interior da Amazônia.
O Consun, responsável pela aprovação das normas que regerão este pleito, é composto por membros importantes da estrutura universitária.
O Consun é constituído pela reitor, como presidente, pelo vice-reitor, pelos membros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), pelos membros do Conselho Superior de Administração (Consad) e pelo representante do Conselho Comunitário (Consecom).
Atualmente, a reitora Aldenize Ruela Xavier e a vice-reitora Solange Helena Ximenes Rocha integram a presidência do órgão. O corpo de conselheiros inclui representantes da administração superior, diretores de institutos e campi, além de conselheiros titulares e suplentes representando docentes, técnico-administrativos e discentes dos conselhos Consepe e Consad.
O Consun conta ainda com um conselheiro representante do Conselho Comunitário (Consecom), ligado ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém.
História
A Ufopa, criada pela Lei nº 12.085 em 5 de novembro de 2009, destaca-se como “a primeira instituição federal de ensino superior com sede num dos pontos mais estratégicos da Amazônia”, em Santarém.
A universidade surgiu da incorporação do Campus de Santarém da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Unidade Descentralizada Tapajós da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e expandiu-se com campi em Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, além de manter duas unidades ativas em Santarém: Rondon e Tapajós.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário