Jeso Carneiro

Eleitos, Maria e Henderson devem se enfrentar na sucessão de Nélio em 2024

Eleitos, Maria e Henderson se elegem, e devem se enfrentar em 2024 na sucessão de Nélio
Maria e Henderson, eleitos em 2022, devem se enfrentar em 2024. Foto montagem: JC

A ex-prefeita de Santarém Maria do Carmo (PT) e o ex-vereador Henderson Pinto (MDB), eleitos deputada estadual e federal, respectivamente, na eleição deste ano devem se enfrentar na disputa em 2024 pela Prefeitura de Santarém (PA).

Os dois parlamentares, apesar apoiarem a reeleição do governador Helder Barbalho (MDB), atuam em grupos políticos diferentes no município. Maria está ligada à esquerda; Henderson, à centro direita.

A petista foi eleita novamente para ocupar uma cadeira na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) com 43.255 votos, dos quais 18.810 votos obtidos em Santarém (10,28% dos votos válidos) – a 3ª mais votada do PT no Pará, que conseguiu 4 vagas no parlamento estadual.

O emedebista, por sua vez, obteve 74.746 votos na disputa pelas 17 vagas à Câmara dos Deputados. O suficiente para garantir a 9ª e última vaga do MDB para o parlamento federal.

Em Santarém, Henderson somou 49.026 votos, o mais votado no município – 27,26% dos votos válidos, e bem distante do 2º colocado, o bolsonarista Malaquias Motin (PL), que conseguiu 12.921 votos (7,18%).

Maria já foi prefeita de Santarém duas vezes. Em 2020, voltou a concorrer ao cargo, mas foi derrotado por Nélio Aguiar (UB) no segundo turno. Henderson ainda não disputou o cargo.

Sair da versão mobile