Jeso Carneiro

Fundador do PT será o vice na chapa de Márcio Pinto, do PSOL

Dinaldo Pedroso, hoje no PCdoB, foi o primeiro secretário geral do PT em Santarém

Fundador do PT será o vice na chapa de Márcio Pinto, do PSOL, dinaldo pedroso e márcio pintoDinaldo Pedroso e Márcio Pinto

O microempresário Dinaldo Pedroso, 60 anos, atual vice-presidente do PCdoB em Santarém, foi indicado pelo partido, com apoio da Rede Sustentabilidade, como pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Márcio Pinto, do PSOL.

Os três partidos realizam neste final de semana suas convenções para definir uma coligação que também terá chapa unificada de vereadores.

Leia também – Palmadas no mentiroso

Pedroso é militante histórico das causas sociais. No final dos anos 1970, foi um dos fundadores do GDA – Grupo de Defesa da Amazônia, uma das primeiras organizações não-governamentais genuinamente santarena envolvida com a questão ambiental, tendo como incentivador o padre e ativista ambiental Edilberto Sena.

Nos anos 1980, Pedroso foi também um dos fundadores do PT em Santarém, tendo sido seu primeiro secretário geral.

Desde os anos 1990, tem atuado como assessor nos movimentos pela Reforma Agrária e, recentemente, através de sua empresa de casas ecológicas Dandara, foi responsável pela construção de imóveis em assentamentos rurais com recursos do Projeto Minha Casa, Minha Vida Rural, interrompido pelo Governo Temer.

Como empreendedor social e entusiasta da regularização fundiária urbana, Pedroso especializou-se no tema que é a bandeira do PCdoB de Santarém este ano, já tendo sido incluída no Programa de Governo de Márcio Pinto, do qual ele foi um dos colaboradores.

Defende uma ampla reforma e desenvolvimento urbano de Santarém, com revisão do Plano Diretor da Cidade que completa 10 anos em dezembro, como forma de garantir a titulação das posses e habitações urbanas.

Titulação

“Todo e qualquer projeto de infraestrutura para Santarém, que tenha o viés da sustentabilidade, depende da regularização fundiária na zona urbana”, defende Pedroso.

“É inadmissível que, até hoje, nenhum prefeito(a) tenha se preocupado em resolver o problema da titulação de áreas em Santarém”.

É sabido que mais de 80% dos imóveis de Santarém são irregulares, o que impede investimentos com recursos federais para reforma ou venda financiada.

“Há instrumentos legais que possibilitam essa regularização com a expedição de um simples documento da Prefeitura, mas nenhum gestor teve vontade política para fazer isso, deixando a cidade à mercê da especulação imobiliária”, concluiu o pré-candidato.

Fonte – PCdoB

Sair da versão mobile