
O MPF (Ministério Público Federal) ofereceu mais uma denúncia (acusação formal) contra o ex-prefeito deputado federal Lira Maia (DEM) ao STF (Supremo Tribunal Federal).
Se o Supremo aceitar a denúncia, apresentada no último dia 21, ele passará a responder processo (ação penal) na condição de réu.
Maia já é réu no STF em quatro ações penais (AP 524, AP 518, AP 517 e AP 484). Nenhuma delas foi julgada ainda. Ele é também indiciado em vários inquéritos.
Nessa nova denúncia, o parlamentar vem sendo investigado por crime de responsabilidade, cometido quando exerceu o cargo de prefeito de Santarém entre 1997 e 2004. O inquérito (número 3036) foi instaurado no STF em outubro de 2010. O ministro Celso de Mello é quem atua na relatoria.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Lira Maia é o principal aliado do prefeito eleito de Santarém Alexandre Von (PSDB). É escolha pessoal do deputado federal a candidata a vice eleita, Maria José Maia, sua irmã.
Caberá ao parlamentar ainda indicar os titulares de diversas secretarias na gestão de Von, entre as quais a da Educação (Semed), onde a maioria dos crimes de responsabilidade cometidos pelo ex-prefeito foram perpetrados, segundo o MPF.
Leia também:
IPMS: advogado arranca folhas do processo.
Prefeito eleito escala “ficha suja” para transição.