MPF oferece nova denúncia contra Lira Maia

Publicado em por em Política

Lira Maia: aliado nº 1 do prefeito eleito de Santarém Alexandre Von

O MPF (Ministério Público Federal) ofereceu mais uma denúncia (acusação formal) contra o ex-prefeito deputado federal Lira Maia (DEM) ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Se o Supremo aceitar a denúncia, apresentada no último dia 21, ele passará a responder processo (ação penal) na condição de réu.

Maia já é réu no STF em quatro ações penais (AP 524, AP 518, AP 517 e AP 484). Nenhuma delas foi julgada ainda. Ele é também indiciado em vários inquéritos.

Nessa nova denúncia, o parlamentar vem sendo investigado por crime de responsabilidade, cometido quando exerceu o cargo de prefeito de Santarém entre 1997 e 2004. O inquérito (número 3036) foi instaurado no STF em outubro de 2010. O ministro Celso de Mello é quem atua na relatoria.

Lira Maia é o principal aliado do prefeito eleito de Santarém Alexandre Von (PSDB). É escolha pessoal do deputado federal a candidata a vice eleita, Maria José Maia, sua irmã.

Caberá ao parlamentar ainda indicar os titulares de diversas secretarias na gestão de Von, entre as quais a da Educação (Semed), onde a maioria dos crimes de responsabilidade cometidos pelo ex-prefeito foram perpetrados, segundo o MPF.

Leia também:
IPMS: advogado arranca folhas do processo.
Prefeito eleito escala “ficha suja” para transição.


Publicado por:

8 Responses to MPF oferece nova denúncia contra Lira Maia

  • “Os incapazes triunfantes, os desonestos imprudentes, os ignorantes pedantes, os ressentidos disfarçados em revolucionários, os mesquinhos ambiciosos escondidos em nobres vestimentas, os tolos que pensam tornar-se “avançados”, exatamente quando mais recuam e fazem recuar Santarém e mais a empobrecem consentindo graves crimes ambientais.
    A expectativa é geral, a desconfiança infelizmente se generaliza e, reconheçamos, não há muitos motivos para confiar.
    Não se deve fazer um povo e uma cidade sofrerem as consequências do erro e crimes de alguns que no passado recente foram seus eventuais dirigentes.
    Precisamente porque somos livres e honestos, podemos escolher os nossos amigos e colaboradores. E os escolhemos entre os que são fichas limpas e querem de verdade praticar honestidade, digo, probidade administrativa. É muito triste vermos em nossa Santarém, políticos demagogos e mal intencionados que enriqueceram às custas do dinheiro do povo, executando com alguns de seus colaboradores corruptos na Administração Municipal uma criminosa e mascarada formação de quadrilha.
    Nosso Povo Santareno já está cansado de ver agentes públicos municipais corruptos, enriquecendo de maneira fenomenal com aval e consentimento de ex-prefeito criminoso”.
    Continuamos com esperança, acreditamos ainda no prefeito eleito Alexandre Wanghon, filho de Lauri Wanghon e Célia Wanghon, genro do grande franciscano Francisco Coimbra Lobato.

  • pow mais um processo??? só pra ficar parado no STF…. até agora não vi acontecer nada com esse “politico honesto”.

  • de novo…ta na hora do STF tomar uma providencia contra todo corrupto, principalmente os politicos, pois foram eleitos pela confiança do povo atraves do voto… Isso ja seria motivo de ser banido da politica…agora mais uma ação…Sera que nada acontece com esse malogrado rapaz.

  • Jeso, na sua opinião, será que atual prefeita também sofrerá acusações por conta de irregularidades na gestão do município?

    A coisa está tão feia que até um de seus principais subalternos, o advogado do município, está sem carro para exercer as atribuições que lhe são ordenadas. Tudo para (desesperadamente) “enxugar” a folha, reduzir custos, etc.

    E agora José? Digo, e agora Jeso?

  • sera que o antonio jr,jorge carlos ,nelson chato mota,miguel oliveirae a tv tapajos noticiara este assunto?$$$$duvido$$$$$$$$$$$!eu acredito que sim afinal eles são imparciais..ra…ra..isto é uma piada?

  • Jeso a chamada poderia ser assim

    Deputado Santareno ganha de Paulo Maluf no MPF,

    Com essa é melhor seu aliado não arrancar mais nenhuma folha do processo que pesa contra o Deputado. Barbaridade quando isso vai parar, é esse o cara lider do Alexandre e dos santarenos.

  • O prefeito eleito Alexandre Von deveria não cometer essa barbaridade com os professores. Todo mundo sabe o que o Lira Maia ta querendo. Ele ta de olho do dinheiro do FUNDEB novamente. Se isso acontecer, vai ser uma verdadeira sacanagem do Von com os professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *