
Estudantes do Centro Acadêmico de Direito (CAD) da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) protocolaram nesta quarta-feira (31) pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara de Deputados, tendo como destinatário o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL).
O pedido é subscrito por 10 integrantes do CAD Vandria Borari e da Maparajuba Assessoria Jurídica, coletivo de advocacia da Amazônia.
A iniciativa é uma ação conjunta idealizada pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, da USP (Universidade de São Paulo), pelo Centro Acadêmico de Direito da UnB e pela Federação Nacional de Estudantes de Direito (Fened). A expectativa dos organizadores é que ao menos 35 pedidos sejam enviados para o deputado federal Arthur Lira.
“A Fened sugeriu que localmente os centros acadêmicos mobilizassem advogados para apoiar a escrita da petição e protocolassem no dia de hoje ”, detalhou Thiago Martins, coordenador do CAD.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A data foi escolhida devido os 57 anos do golpe militar de 1964, que deu início a um longo período de 21 anos de regime ditatorial no Brasil.
— LEIA também: Novo ministro da Defesa, Braga Netto diz em nota que golpe militar deve ser celebrado
Coordenador do Maparajuba, Ciro Brito explicou que o pedido de impeachment neste dia 31 “é emblemático, uma vez que o atual presidente, além de incorrer em crimes, eleva ditadores como se fossem heróis, o que pode representar perigos para nossa democracia”.
Para a secretária do CAD, Ana Beatriz Melo, a iniciativa de hoje é muito importante “porque a nível regional é uma articulação inédita e tem grande impacto nacional. O CAD Borari foi o único Centro Acadêmico de Direito do Norte que protocolou o pedido”.
O Centro Acadêmico de Direito Vandria Borari tem composição diversa, entre os quais indígenas e quilombolas. Foi criado no final de 2019 e desde então vem se colocando contra os cortes do orçamento na universidade e outras demandas estudantis.
A íntegra do pedido de impeachment:
CAD Borari e Maparajuba – Pedido de Impeachment Bolsonaro by Blog do Jeso on Scribd