Estudantes de Direito da Ufopa protocolam hoje pedido de impeachment de Bolsonaro
Da esq. p/ dir.: Ciro Brito (Maparajuba), Vandria Borari (Maparajuba), e os estudantes Ana Beatriz Melo (CAD Borari, secretária), Thiago Martins (CAD Borari, coordenador), além de Lincoln Aguiar (Maparajuba). Foto: Divulgação/Borari-Maparajuba

Estudantes do Centro Acadêmico de Direito (CAD) da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) protocolaram nesta quarta-feira (31) pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara de Deputados, tendo como destinatário o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL).

O pedido é subscrito por 10 integrantes do CAD Vandria Borari e da Maparajuba Assessoria Jurídica, coletivo de advocacia da Amazônia.

 

​A iniciativa é uma ação conjunta idealizada pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, da USP (Universidade de São Paulo), pelo Centro Acadêmico de Direito da UnB e pela Federação Nacional de Estudantes de Direito (Fened). A expectativa dos organizadores é que ao menos 35 pedidos sejam enviados para o deputado federal Arthur Lira.

“A Fened sugeriu que localmente os centros acadêmicos mobilizassem advogados para apoiar a escrita da petição e protocolassem no dia de hoje ”, detalhou Thiago Martins, coordenador do CAD.

A data foi escolhida devido os 57 anos do golpe militar de 1964, que deu início a um longo período de 21 anos de regime ditatorial no Brasil.

— LEIA também: Novo ministro da Defesa, Braga Netto diz em nota que golpe militar deve ser celebrado

Coordenador do Maparajuba, Ciro Brito explicou que o pedido de impeachment neste dia 31 “é emblemático, uma vez que o atual presidente, além de incorrer em crimes, eleva ditadores como se fossem heróis, o que pode representar perigos para nossa democracia”.

Para a secretária do CAD, Ana Beatriz Melo, a iniciativa de hoje é muito importante “porque a nível regional é uma articulação inédita e tem grande impacto nacional. O CAD Borari foi o único Centro Acadêmico de Direito do Norte que protocolou o pedido”.

O Centro Acadêmico de Direito Vandria Borari tem composição diversa, entre os quais indígenas e quilombolas. Foi criado no final de 2019 e desde então vem se colocando contra os cortes do orçamento na universidade e outras demandas estudantis.

A íntegra do pedido de impeachment:

CAD Borari e Maparajuba – Pedido de Impeachment Bolsonaro by Blog do Jeso on Scribd


Assine, participe, comente no canal do Blog do Jeso no Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *