Estudantes de Direito da Ufopa protocolam hoje pedido de impeachment de Bolsonaro
Da esq. p/ dir.: Ciro Brito (Maparajuba), Vandria Borari (Maparajuba), e os estudantes Ana Beatriz Melo (CAD Borari, secretária), Thiago Martins (CAD Borari, coordenador), além de Lincoln Aguiar (Maparajuba). Foto: Divulgação/Borari-Maparajuba

Estudantes do Centro Acadêmico de Direito (CAD) da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) protocolaram nesta quarta-feira (31) pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara de Deputados, tendo como destinatário o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL).

O pedido é subscrito por 10 integrantes do CAD Vandria Borari e da Maparajuba Assessoria Jurídica, coletivo de advocacia da Amazônia.

 

​A iniciativa é uma ação conjunta idealizada pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, da USP (Universidade de São Paulo), pelo Centro Acadêmico de Direito da UnB e pela Federação Nacional de Estudantes de Direito (Fened). A expectativa dos organizadores é que ao menos 35 pedidos sejam enviados para o deputado federal Arthur Lira.

“A Fened sugeriu que localmente os centros acadêmicos mobilizassem advogados para apoiar a escrita da petição e protocolassem no dia de hoje ”, detalhou Thiago Martins, coordenador do CAD.

A data foi escolhida devido os 57 anos do golpe militar de 1964, que deu início a um longo período de 21 anos de regime ditatorial no Brasil.

— LEIA também: Novo ministro da Defesa, Braga Netto diz em nota que golpe militar deve ser celebrado

Coordenador do Maparajuba, Ciro Brito explicou que o pedido de impeachment neste dia 31 “é emblemático, uma vez que o atual presidente, além de incorrer em crimes, eleva ditadores como se fossem heróis, o que pode representar perigos para nossa democracia”.

Para a secretária do CAD, Ana Beatriz Melo, a iniciativa de hoje é muito importante “porque a nível regional é uma articulação inédita e tem grande impacto nacional. O CAD Borari foi o único Centro Acadêmico de Direito do Norte que protocolou o pedido”.

O Centro Acadêmico de Direito Vandria Borari tem composição diversa, entre os quais indígenas e quilombolas. Foi criado no final de 2019 e desde então vem se colocando contra os cortes do orçamento na universidade e outras demandas estudantis.

A íntegra do pedido de impeachment:

CAD Borari e Maparajuba – Pedido de Impeachment Bolsonaro by Blog do Jeso on Scribd


Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

10 Comentários em: Estudantes de Direito da Ufopa protocolam pedido de impeachment de Bolsonaro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • paulo disse:

    Quero ver se depois de FORMADOS ( se é que conseguirão o registro da OAB) irão de alguma forma ressarcir a sociedade, que está bancando esse estudo em universidade publica. Tempo pra estrepolias estão tendo.´Vão procurar algo útil pra fazer. Isso é para aparecer, até pose fizeram.

  • Eu disse:

    Cadê a resposta

  • Antônio Silva disse:

    Parabéns aos estudantes 👏👏👏👏!

    Estão do lado certo e bom da história.

    E o mugido é livre: comunistas! Comunistas! Comunistas!

  • Eu disse:

    Uma pergunta. Os estudantes sabem me informar o que foi a denominada Operação Brother San e as suas consequências no período pré Movimento de 1964?

    1. Eu disse:

      Esperando a resposta dos nobres universitários de História ou do blog.

  • EDGAR disse:

    Viva 1964, viva o regime que nos livrou do comunismo!!! Estes retardados ai não viveram um dia da década de 60, portanto nada sabem, são fracassados até do ponto de vista de criatividade porque com certeza foi aquela tropa de vadios mal intencionados da USP e UNB quem entregou pronta a petição, a única coisa boa é que parece que sabem assinar o nome.

  • JOSÉ MARIA RODRIGUES disse:

    COITADOS ESTUDANTES, DE PRIMEIRA COMUNHÃO, COMANDADOS POR MESTRES COMUNISTAS , SEM PATRIOTISMO, MAS DOUTRINADOS NA CHINA, CUBA, RÚSSIA, COREIA DO NORTE. ATRASADÍSSIMOS!

    1. Romulo Viana disse:

      quanta besteira

    2. paulo disse:

      Quanta verdade. Manipulados.