Jeso Carneiro

Terminal de Óbidos é entregue por Helder após 12 anos com obras paralisadas

Terminal de Óbidos é entregue por Helder após 12 anos com obras paralisadas
A entregue oficial do terminal foi realizada nesta sexta-feira, com a presença de Helder Barbalho. Fotos: APará

Os embarques e desembarques de passageiros em Óbidos, oeste do Pará, ficaram mais seguros e confortáveis. Nesta sexta-feira (1º), o Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), entregou o Terminal Hidroviário Francisco Soares de Aquino totalmente reconstruído e readequado, para atender mais de 50 mil habitantes do município.

— LEIA AINDA: Governo entrega em Faro escola com capacidade para quase 1,5 mil alunos.

O novo equipamento, às margens do rio Amazonas, junta-se aos outros 6 terminais hidroviários já entregues pelo Estado na região.

“Fico feliz ao ver o governo estadual entregando presentes para o município, em parceria com a prefeitura, entregando este terminal hidroviário para garantir mobilidade e dignidade para quem chega ou sai, além de ajudar no escoamento da produção local. Mas, além disso, também entregando outras obras de infraestrutura na cidade”, disse o governador Helder Barbalho, que esteve no município na véspera da comemoração pelos 324 anos de fundação de Óbidos.

As obras de reconstrução e adequação do terminal foram realizadas de acordo com as normas da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). No ato de entrega, o chefe do Executivo estadual lembrou que a obra estava parada desde 2007, há quase 12 anos, mas foi reiniciada pela atual gestão.

Com a reconstrução e adequação, o porto ganhou sala de embarque, carrinhos para transporte de bagagens, salas para órgãos oficiais, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, lanchonete, guarda-volumes e guichês para vendas de passagens. Também conta com estação de tratamento de esgoto, sinalização interna e novas instalações elétricas e hidrossanitárias.

Entrada do terminal de Óbidos: obra paralisada há 12 anos

CONFIRA: Fuga de menor da delegacia de Terra Santa será investigada pela Corregedoria da Civil.

Já a obra naval compreende duas rampas metálicas articuladas, de 25 metros, atendendo às normas de acessibilidade, um flutuante intermediário de seis metros de comprimento, e flutuante principal com 25 metros de comprimento. 

A partir de agora, o porto passa a ser administrado pela Prefeitura de Óbidos, e vai oferecer viagens diárias para vários municípios do Pará e Amazonas. A expectativa é atender 17 mil usuários por mês.

O terminal vai ajudar na integração do modal hidroviário paraense, e se juntar aos terminais de Terra Santa, Faro, Curuá, Prainha, Almeirim e Santana do Tapará (distrito de Santarém), já entregues no Baixo Amazonas pela CPH. Em breve, a companhia vai entregar o terminal de Santarém, já considerado o mais moderno do Brasil, consolidando assim o projeto fluvial na região. 

“É muito importante o governo do Helder Barbalho, pois ele sempre está presente em nossa região trazendo infraestrutura. Essa obra estava parada, e já até tive problemas por causa dela, já que era do Estado. Mas agora estamos conseguindo entregá-la, para dar mais dignidade para os nossos usuários”, disse o prefeito de Óbidos, Jaime Silva. 

Prefeito Jaime Silva, de Óbidos

Com informações da Agência Pará

Sair da versão mobile