O polêmico e comentado post Vídeo no AM ataca paraenses suscitou a nota de esclarecimento a seguir, da Honda, em cuja fábrica em Manaus a paródia preconceituosa foi filmada:
“Nota de esclarecimento
Com relação ao post publicado no seu blog no dia 03/10, a Honda esclarece que:
1) A filosofia Honda está baseada no respeito ao indivíduo, que estabelece a iniciativa, igualdade e confiança entre os que se relacionam com a empresa.
— ARTIGOS RELACIONADOS
2) O código de conduta da Honda, de conhecimento de todos os colaboradores, reforça o respeito à individualidade e diferenças entre as pessoas de todo o mundo, sendo que qualquer atitude discriminatória é repudiada pela empresa.
3) O vídeo em questão é uma manifestação individual e não condiz, em nenhum momento, com a opinião da Honda, que respeita e admira profundamente o povo brasileiro, de todas as origens, com quem vem construindo uma história de 40 anos.
4) Portanto, assim que a empresa tomou conhecimento do material postado, os colaboradores envolvidos foram notificados quanto às infrações ao código de conduta e as devidas providências foram tomadas.
Sobre a Honda no Brasil – Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Honda é líder absoluta no segmento de motos no País e respeitada fabricante de automóveis e produtos de força. Com mais de US$ 2,5 bilhões em investimentos acumulados, aliados à geração de mais de 15 mil empregos diretos, a empresa atingiu em 2011 as marcas de 15 milhões de motocicletas e 900 mil automóveis produzidos em suas unidades localizadas nas cidades de Manaus (AM) e Sumaré (SP).