Jeso Carneiro

O “Rei Sol” e a demanda Mahfuz

Professor universitário, Válber Almeida (foto à esq.)comenta a Frase do dia, de ontem (2):

Vejamos: Mahfuz mora em Miami, na Flórida. Neste lugar, como todos sabem, Joaquim Barbosa comprou um apartamento de luxo, através de um artifício legal para se livrar do pagamento de impostos ao Brasil: realizou a compra no nome de uma pessoa jurídica, uma empresa offshore criada e presidida por ele na Flórida (mesmo que isso vá de encontro ao artigo 117 do Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União), nos EUA.

Explico: é que ele, o menino pobre e negro da periferia que salvou o Brasil, prefere pagar impostos aos arianos, e eu não estou sugerindo que aqui exista um complexo de Michael Jackson, que seria apenas mais um dentre tantos outros.

Outrossim, ao que tudo indica, a foto se trata de cortesia entre vizinhos e não entre parceiros de crime, já que os ramos de atuação do JB são outros, como fraudar a Constituição, manipular processos jurídicos, usar a lei para se beneficiar e transgredir aquelas que não servem aos seus propósitos.

A questão é que o Mahfuz possui a demanda de um habeas corpus preventivo junto ao STF, que visa evitar a sua prisão se pisar em solo brasileiro. Por isso, no contexto, a frase de Mahfuz “renasce a esperança com o justiceiro” deve ser entendida: “renasce a minha esperança de conseguir este habeas corpus junto ao STF”.

Quiçá, até a anulação da sua sentença, ou o engavetamento ad aeternum do seu processo, outra especialidade do nosso herói. Veremos quando do retorno do nosso “Rei Sol” das suas férias regadas a muita gastança de dinheiro público.

Sair da versão mobile