Advogado e ex-diretor Jurídico do São Raimundo, André Cavalcante faz contraponto ao post Junta diz que ex-presidente é algoz do SR:
Prezado Jeso Carneiro,
Em virtude da dita “Junta Governativa” do SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE ter citado meu nome e questionado minha posição ao subscrever a ação ajuizada pelo verdadeiro presidente do Clube, Sr. Rosinaldo Batista do Vale, gostaria de, apelando para seu senso democrático, apresentar minhas considerações já que em nenhum momento me posicionei sobre o assunto.
1. Em primeiro lugar gostaria de informar aos membros da chamada “Junta Governativa” que subscrevo a ação na condição de advogado devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Estado do Pará, ou seja, apenas exerci o direito de advogar conferido por lei a partir da aprovação no exame de ordem. Portanto, não fiz nada de ilegal.
— ARTIGOS RELACIONADOS
2. Ainda falando como advogado, informo a referida “Junta” que aceitei defender o Sr. Rosinaldo Batista do Vale por entender que não se corrigi um erro com outro, e que, assim como fiz com o Clube por mais de cinco anos, estou advogando sem receber honorários ou qualquer outro tipo de benefício.
3. Quanto meus questionamentos em relação a gestão do Clube, mantenho-os integralmente, pois esta dita “Junta Governativa” nada tem feito para melhorar a administração do Clube, ao contrário, tem semeado a insegurança jurídica com atos a revelia do Estatuto do Clube e da Lei, como denunciado na Ação ajuizada.
4. Exemplo maior desta prática obscura por parte da chamada “Junta Governativa” e mesmo de outros Órgãos do Clube, é a subscrição de pessoas estranhas a mesa diretora do Conselho Deliberativo (CONDEL) em atos privativos do mesmo, como aconteceu, por exemplo, na convocação da reunião extraordinária que afastou o Sr. Rosinaldo do Vale da Presidência.
5. Outra prática recorrente é a supressão de instâncias, pois sabedores que o Presidente do CONDEL é contrário a tais manobras, a dita “Junta Governativa” tem buscado obstar sua atuação a todo custo como, por exemplo, induzido o Presidente da Assembleia Geral a acreditar ter poderes que o Estatuto não lhe confere, posto que em relação as questões administrativas assim dispõe:
“Art. 11 – O Conselho Deliberativo é o Órgão de manifestação soberano do SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE, do qual emana as deliberações normativas e de administração superior.”
6. A tentativa desesperada de impedir a restituição da ordem estatutária no Clube é tão gritante que a dita “Junta Governativa” chegou ao ponto de se arvorar no direito de “aprovar” um novo Estatuto do Clube, ato privativo do CONDEL conforme dispõe o art. 67 do Estatuto do Clube e a induzir o Presidente da Assembleia Geral a “proibir” reuniões do CONDEL, em absurda e irregular ingerência.
7. Também foge com a verdade a dita “Junta Governativa” quando, em Nota, afirma que o pedido liminar apresentado na Ação foi indeferido. Na verdade o magistrado que recebeu a ação apenas deixou para se pronunciar após a apresentação da contestação, ou seja, acreditamos que antes do início do Campeonato Paraense a ordem já esteja restabelecida, mesmo que por intervenção judicial.
8. Outra inverdade propalada é a afirmação da dita “Junta Governativa” de que assumiu o Clube sem recursos. Na verdade o SÃO RAIMUNDO nunca teve os recursos financeiros que hoje dispõe, pois além de poder contar com mais de R$80.000,00 (oitenta mil reais) mensais de patrocínio fixo, ainda possui fornecedor de material esportivo e a parceria com um dos mais fortes Grupos Empresariais do Brasil, o Grupo Y. Yamada. Tudo obra da administração do Presidente Rosinaldo do Vale (qual foi o novo patrocínio que a dita “Junta” arregimentou para o Clube?).
9. Por tudo isso, hoje é fácil bradar aos quatro cantos que se é um defensor do Clube, mas aonde estavam estes mesmos defensores quando o SÃO RAIMUNDO não possui recursos sequer para adquirir um jogo de uniforme; uma bola ou de instalar e alimentar dignamente seu plantel em Belém? Onde estavam estes defensores quando de Belém pedíamos ajuda para adquirir alimentação para o plantel e nenhum centavo era arrecadado com os grandes “defensores” do Clube?
10. Na verdade, muitos destes “ferrenhos defensores”, quando puderam nada fizeram ou, se fizeram, foi para atrapalhar. Foi assim quando presidiam a Comissão Disciplinar da Liga Esportiva de Santarém e prejudicaram o Clube; foi assim quando “cuidaram” da renda dos jogos o Clube; foi assim quando usurparam poderes que o Estatuto do Clube não lhes conferiu e, principalmente, foi assim quando por diversas vezes se omitiram em ajudar, seja com apoio financeiro ou moral.
11. Gostaria de LEMBRAR aos membros da dita “Junta Governativa” que, queiram os Senhores ou não, o Sr. Rosinaldo Batista do Vale É O MAIOR PRESIDENTE QUE O SÃO RAIMUNDO JÁ TEVE/TEM, e a história vai se encarregar de comprovar isso. Se o Clube possui um patrimônio a ser defendido muito se deve a ele; se o SÃO RAIMUNDO ostenta um Título Brasileiro muito se deve a ele, e isso só para citar duas das suas maiores contribuições para a história do Clube.
12. Queria também LEMBRAR aos membros da dita “Junta Governativa”, e agora falando como torcedor, que me julgo no direito de intervir nos destinos do Clube NÃO POR OSTENTAR UM TÍTULO DE SÓCIO PROPRIETÁRIO que antes, pela desvalorização do Clube, era ofertado gratuitamente ou vendido a preço de banana, E SIM POR POSSUIR LASTRO, HISTÓRIA E MUITO TRABALHO, coisa que suas insinuações maldosas não tem o condão de apagar da memoria da nossa imensa torcida.
13. Por fim quero dizer que não me intimidarei com palavras e muito menos com ameaças. Sou homem de olhar nos olhos e dizer o que penso. Espero que os Senhores, se tiverem algo a me dizer, que façam o mesmo, pois dia 14 de janeiro de 2012, na estreia do Clube no Campeonato Paraense, estarei ai para torcer pelo GLORIOSO E ETERNO SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE.
Atenciosamente.
André Cavalcante
ADVOGADO e SÓCIO BENEMÉRITO
Título outorgado pelo CONDEL em 16 de Agosto de 2010.