Advogado e ex-diretor Jurídico do São Raimundo, André Cavalcante faz contraponto ao post Junta diz que ex-presidente é algoz do SR:
Prezado Jeso Carneiro,
Em virtude da dita “Junta Governativa” do SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE ter citado meu nome e questionado minha posição ao subscrever a ação ajuizada pelo verdadeiro presidente do Clube, Sr. Rosinaldo Batista do Vale, gostaria de, apelando para seu senso democrático, apresentar minhas considerações já que em nenhum momento me posicionei sobre o assunto.
1. Em primeiro lugar gostaria de informar aos membros da chamada “Junta Governativa” que subscrevo a ação na condição de advogado devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Estado do Pará, ou seja, apenas exerci o direito de advogar conferido por lei a partir da aprovação no exame de ordem. Portanto, não fiz nada de ilegal.
— ARTIGOS RELACIONADOS
2. Ainda falando como advogado, informo a referida “Junta” que aceitei defender o Sr. Rosinaldo Batista do Vale por entender que não se corrigi um erro com outro, e que, assim como fiz com o Clube por mais de cinco anos, estou advogando sem receber honorários ou qualquer outro tipo de benefício.
3. Quanto meus questionamentos em relação a gestão do Clube, mantenho-os integralmente, pois esta dita “Junta Governativa” nada tem feito para melhorar a administração do Clube, ao contrário, tem semeado a insegurança jurídica com atos a revelia do Estatuto do Clube e da Lei, como denunciado na Ação ajuizada.
4. Exemplo maior desta prática obscura por parte da chamada “Junta Governativa” e mesmo de outros Órgãos do Clube, é a subscrição de pessoas estranhas a mesa diretora do Conselho Deliberativo (CONDEL) em atos privativos do mesmo, como aconteceu, por exemplo, na convocação da reunião extraordinária que afastou o Sr. Rosinaldo do Vale da Presidência.
5. Outra prática recorrente é a supressão de instâncias, pois sabedores que o Presidente do CONDEL é contrário a tais manobras, a dita “Junta Governativa” tem buscado obstar sua atuação a todo custo como, por exemplo, induzido o Presidente da Assembleia Geral a acreditar ter poderes que o Estatuto não lhe confere, posto que em relação as questões administrativas assim dispõe:
“Art. 11 – O Conselho Deliberativo é o Órgão de manifestação soberano do SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE, do qual emana as deliberações normativas e de administração superior.”
6. A tentativa desesperada de impedir a restituição da ordem estatutária no Clube é tão gritante que a dita “Junta Governativa” chegou ao ponto de se arvorar no direito de “aprovar” um novo Estatuto do Clube, ato privativo do CONDEL conforme dispõe o art. 67 do Estatuto do Clube e a induzir o Presidente da Assembleia Geral a “proibir” reuniões do CONDEL, em absurda e irregular ingerência.
7. Também foge com a verdade a dita “Junta Governativa” quando, em Nota, afirma que o pedido liminar apresentado na Ação foi indeferido. Na verdade o magistrado que recebeu a ação apenas deixou para se pronunciar após a apresentação da contestação, ou seja, acreditamos que antes do início do Campeonato Paraense a ordem já esteja restabelecida, mesmo que por intervenção judicial.
8. Outra inverdade propalada é a afirmação da dita “Junta Governativa” de que assumiu o Clube sem recursos. Na verdade o SÃO RAIMUNDO nunca teve os recursos financeiros que hoje dispõe, pois além de poder contar com mais de R$80.000,00 (oitenta mil reais) mensais de patrocínio fixo, ainda possui fornecedor de material esportivo e a parceria com um dos mais fortes Grupos Empresariais do Brasil, o Grupo Y. Yamada. Tudo obra da administração do Presidente Rosinaldo do Vale (qual foi o novo patrocínio que a dita “Junta” arregimentou para o Clube?).
9. Por tudo isso, hoje é fácil bradar aos quatro cantos que se é um defensor do Clube, mas aonde estavam estes mesmos defensores quando o SÃO RAIMUNDO não possui recursos sequer para adquirir um jogo de uniforme; uma bola ou de instalar e alimentar dignamente seu plantel em Belém? Onde estavam estes defensores quando de Belém pedíamos ajuda para adquirir alimentação para o plantel e nenhum centavo era arrecadado com os grandes “defensores” do Clube?
10. Na verdade, muitos destes “ferrenhos defensores”, quando puderam nada fizeram ou, se fizeram, foi para atrapalhar. Foi assim quando presidiam a Comissão Disciplinar da Liga Esportiva de Santarém e prejudicaram o Clube; foi assim quando “cuidaram” da renda dos jogos o Clube; foi assim quando usurparam poderes que o Estatuto do Clube não lhes conferiu e, principalmente, foi assim quando por diversas vezes se omitiram em ajudar, seja com apoio financeiro ou moral.
11. Gostaria de LEMBRAR aos membros da dita “Junta Governativa” que, queiram os Senhores ou não, o Sr. Rosinaldo Batista do Vale É O MAIOR PRESIDENTE QUE O SÃO RAIMUNDO JÁ TEVE/TEM, e a história vai se encarregar de comprovar isso. Se o Clube possui um patrimônio a ser defendido muito se deve a ele; se o SÃO RAIMUNDO ostenta um Título Brasileiro muito se deve a ele, e isso só para citar duas das suas maiores contribuições para a história do Clube.
12. Queria também LEMBRAR aos membros da dita “Junta Governativa”, e agora falando como torcedor, que me julgo no direito de intervir nos destinos do Clube NÃO POR OSTENTAR UM TÍTULO DE SÓCIO PROPRIETÁRIO que antes, pela desvalorização do Clube, era ofertado gratuitamente ou vendido a preço de banana, E SIM POR POSSUIR LASTRO, HISTÓRIA E MUITO TRABALHO, coisa que suas insinuações maldosas não tem o condão de apagar da memoria da nossa imensa torcida.
13. Por fim quero dizer que não me intimidarei com palavras e muito menos com ameaças. Sou homem de olhar nos olhos e dizer o que penso. Espero que os Senhores, se tiverem algo a me dizer, que façam o mesmo, pois dia 14 de janeiro de 2012, na estreia do Clube no Campeonato Paraense, estarei ai para torcer pelo GLORIOSO E ETERNO SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE.
Atenciosamente.
André Cavalcante
ADVOGADO e SÓCIO BENEMÉRITO
Título outorgado pelo CONDEL em 16 de Agosto de 2010.
É, pantera só aparece gente com interece própio. Espero que a nova comissão ou os conselheiros mudem a perspectiva dos velhos hábitos, e possão a investir no interece do clube e da torcida alvinegra. Aquela turma passada que ficavam jogando culpa um para o outro mostraram a face agora defendendo uns aos outros, talvez foi porisso que os 500 mil não apareceu, esse valor sitado por um membro da junta, se é do clube tem que retornar para o clube ou não? Eu sei que um dos conselheiros tem zelado pelo o seu nome, que ele exerça a função como exerceu no seu trabalho honestamente, é isso aí Marcelino e toda junta do conselho, vamos rumo ao titulo.
O imbróglio em que se meteu o São Raimundo não é diferente da maior parte dos clubes de futebol no Brasil. Os clubes surgem como associações de pessoas em torno do esporte. Começam geralmente como um clube de amigos, até que um dia se transformam numa bomba-relógio, quando interesses financeiros e/ou políticos cercam sua gestão.
O futebol é o principal esporte de massas do Brasil, sendo o chamado primeiro mundo no esporte bretão e celeiro de craques que podem surgir até em clubes de “várzea’, como já foram no passado o São Raimundo e o São Francisco.
A rivalidade de torcidas leva uma simples pelada de amigos do passado a se tornar um clássico, e atrair recursos financeiros, negócios, patrocínio, obrigando a profissionalização dos clubes e o início de um círculo vicioso que nunca acaba.
O São Francisco, no passado, viveu os mesmos problemas que o São Raimundo, ou que vivem o Remo e o Paysandu, em Belém, guardadas as proporções. Assim como o que ocorre na maioria dos clubes brasileiros, também guardadas as proporções (vide Vasco, recentemente).
Ganância por lucros nem sempre combina com gestão competente. Foi assim com o São Francisco, que perdeu sua sede, se ausentou dos gramados e retornou agora, através do trabalho de abnegados. São sempre os abnegados que surgem para salvar os clubes de futebol ou as escolas de samba, mas isto é outra história. Assim está sendo com o São Raimundo.
As questões referentes à Justiça com certeza se dissiparão na Justiça. Debates públicos servem apenas para inflamar as torcidas pró e contra. E deleitar o pobre torcedor de informações de bastidores, já que este carece de transparência em todos os clubes brasileiros.
Ao final todos sobreviverão, mas se os clubes não forem inteligentes em resguardar seu patrimônio (não só o material, como o imaterial), estarão fadados ao ostracismo.
Sou São Raimundo e acredito que a junta tem um papel importante para encaminhar o clube ao lugar que merece. Porque a melhor disputa tem que ser no campo contra nossos rivais, o São Francisco aqui, o Remo e o Paysandu, lá no Pará.
O futebol do Estado do Tapajós tem que sair das picuinhas, da má gestão. Quem errou terá que pagar, para que no futuro possamos ser exemplo de um futebol dinâmico e bem gerido.
Eu quero é que Pantera e Leão consigam se destacar no Parazão, para que tenhamos uma final inédita nesse campeonato: um RaiFran no Colosso do Tapajós, com a derrocada de Remo e Paysandu!
Utopia? Não, o Independente nos provou este ano que é possível vencer os grandes do Parazinho. O São Raimundo quase chegou lá há três anos. Agora é hora de ver um RaiFran na final. Essa é a melhor disputa, não a das vaidades internas dos clubes ou da polêmica exacerbada que tenta disfarçar a incompetência de gestão do passado.
Que venha o RaiFran decisivo do Parazão (e logicamente com o Pantera, campeão paraense…)!
Meu caro Jeso Carneiro, como bom torcedor alvinegro que sou, gostaria de saber algumas coisas, para bem entender essa situação:
Esse Sr. André Cavalcante é aquele mesmo que juntamente com o Tolentino, jardel, júnior tapajós e outros já saíram e voltaram várias vezes, abandonando o clube;
E aquele mesmo que a torcida o cruxificou como judas na porta do estádio colosso do tapajós;
E aquele mesmo que fez a gente sair da copa do brasil, por questãoes que diziam respeito ao seu trabalho dentro clube ;
E aquele mesmo que disse na imprenssa santarena que rasgaria o seu diploma se perdesse os pontos no campeonato brasileiro e peredeu e não rasgou;
E aquele mesmo que falava mal da administração do Rosinaldo do Vale;
E aquele mesmo que dizia que tinha conselheiro que vendia ingressos fora do estádio para tomar cereveja;
E aquele mesmo que é persona non grata na federação paraense de futebol;
E aquele mesmo que vendeu o time lá em ipixuna do para em 2005 e de lá saiu corrido juntamente com o time;
E aquele mesmo que organizou um quadrangular aqui em Santarém, patrocinado pelo governo do estado e depois queria cobrar ingressos do torcedor;
E aquele mesmo que dizia que o tolentino queria ser dono clube sozinho;
E aquele mesmo que o tolentino dizia que ele era arrogante e só queria aparecer;
E aquele mesmo que foi presidente da ASAC aqui em Santarém;
E aquele mesmo famoso inquilino que tinha aqui em Santarém
E aquele mesmo cidadão que era azulino roxo e depois virou a casaca.
Por favor me responda para eu poder enteder tudo o que está acontecendo, porque até então não estou entendo nada.
Pela primeira vez vejo alguém levantar algum tipo de comentario contrário aquilo que prega e que alguns julgam ser André Cavalcante, ao contrário eu sempre coloquei neste Blog as peripécias deste ex advogado do SR como ele se orgulha de dizer, levantei por algum tempo comentarios passados neste Blog escrito por este ex presidente de bloco de carnaval,lembrem vão no arquivo e vejam as perolas de ANDRÉ o invasor de gabinetes,são coisas absurdas que ele coloca e que depois o tempo apaga e lá vem ele novamente bla bla bla,até o São Francisco se ex time ele secou com planilhas financeiras mirabolantes,agora fala aqui em Belém pelos quatro cantos que o leão só classificou por conta da acesoria que ele prestava ao fundefinho e que se julga o gurú das causas perdidas,o levante volta Rozinaldo é coisa tipica da personalidade de dele que tenta se agregat em cima de situações de oportunismo.Eu até quero a volta de Sandiclei,Jardel,Juninho Tlo Tapajós,André Mentirão e Tolentino e ai compõe com Francis Moura e o circo ta armado com data pra pegar fogo,volta ANDRÉ!
A e esse que gosta de agredi torcedor na saída do estádio.
Em agradecimento pelo seu relevante trabalhos vamos fazer outro boneco pra você André Cavalcante.
Estamos juntos, vamos fazer um boneco colocar nariz de palhaço, fora andré, o torcedor deixou de ser besta, pega a tua turma e sai fora e deixa a autal trabalhar!
A torcida tem que si unir e defende os interesses do clube. Essa turma deixou o clube às ruínas parecia casa abandona hoje já esta outro aspecto mais tem muita coisa a si fazer e eu acredito nesses novos diretores.
E incrível mais todo inicio de campeonato as pessoas que si dizem torcedores do São Raimundo vem tumultua o ambiente de trabalho da equipe e notório os interesses pessoas, gostaria que o Sr. André Cavalcante esclarecesse pra toda torcida do São Raimundo.
1° – quanto foi arrecadado nos jogos contra Águia da Marabá, Clube do Remo Paysandu, Alecri de Natal, Macaé do Rio de Janeiro e Botafogo todos esses jogos foram casa cheia arrecadação total nas bilheterias.
2° – quanto o Clube arrecado com patrocínio em 2009 com cotas da Prefeitura Municipal de Santarém, Governo do Estado, Grupo Cr e outros colaboradores.
3° – quanto o Clube arrecado com patrocínio no ano de 2010 e até Agosto de 2011 com cotas da Prefeitura de Santarém, Governo do Estado, Banco Banpara e Y. Yamada e outros colaboradores.
4° – gostaria que o Senhor esclarecesse a onde foi gasto todo esse dinheiro arrecadado pelo clube tendo em vista que na sede não se ver nem uma obra, o campos esta no estado de abandono, dividas e cobrança e cheque de viagem ao Rio de Janeiro sendo cobrados já que o senhor defende o interesse deste Diretor o senhor também poder nos presta esse trabalho em prol do São Raimundo.
A antiga diretoria, nunca se sequer prestou conta de nenhum centavo do que entrou e nem saiu, enquanto essa nova diretoria, mesmo ter pegado o clube a ruinas, ja prestaram contas e abriu ao torcedor o leque dessas prestações, e isso é importante, na administração de vocês(anterior) era um derubando ao outro, e agora de um meio ou outro querem se juntar para voltarem como se nada tivesse acontecido! fala serio! esses nunca mais tem que pisar no panterão e nem dirigir o pantera, todos são bem sucedidos em seus trabalhos, por que interesse de voltar a dirigir o pantera? o valor da cota de recursos é maior para desviar”! so pode! fala serio! sai fora jacaré!
Considerando as palavras do Dr. André Cavalcante, quero apenas refrescar sua memória com relação ao trabalho da Junta…..
01. Quem assumiu o Clube interinamente, em 03 de agosto, foi o vice-presidente, Sr. Antonio Sampaio, e encontrou um clube SEM NENHUM REAL, devendo: jogadores, comissão técnica (há dois meses ), açougueiro, cozinheiras, aluguéis, energia, INSS, FGTS, com 4 ações trabalhistas ajuizadas com audiência marcadas para a primeira semana de agosto. E para tornar mais clara as coisas, o Presidente há época licenciado, recebeu só nos ultimos três meses antecedentes a sua saida mais de 500 MIL REAIS .
02. Foi com trabalho de vários conselheiros e abnegados que conseguimos pagar jogadores, açougue, cozinheiras, fornecedores e, principalmente, seguir com o São Raimundo na competição, coisa que muitos duvidavam e outros até torciam e trabalhavam contra….. ISSO É RESULTADO. É TRABALHO.
03. Em 23 de setembro encerramos a participação na Série D, com a liberação e acerto com jogadores e comissão técnica. À essa altura já haviamos REVITALIZADO A FACHADA DA SEDE, INICIADO O RECADASTRAMENTO DE ASSOCIADOS, ORGANIZADO A PARTE ADMINISTRATIVA DO CLUBE E, PRINCIPALMENTE, FAZENDO COM QUE O SÃO RAIMUNDO RESGATASSE SUA CREDIBILIDADE…..ISSO É RESULTADO. É TRABALHO….
04. Por estar quase que asfixiados por inúmeras contas surpresas, cheques sem fundos e com um ambiente inseguro e sem uma segurança para que pudéssemos continuar a caminhada, os Conselheiros, por maioria e com todos os direitos respeitados, decidiram pelo afastamento definitivo do ex-presidente…
Então, procure primeiro saber do que houve para depois se manifestar. Respeito seu conhecimento jurídico e o que relatamos foi simplesmente o que ocorreu, suas palavras e gestos de outrora foram lembrados, e a atual atitude claro é direito seu.
Para deixar mais a par dos acontecimentos, a JUNTA afastou qualquer “boato” sobre perda de patrocinadores, e pelo contrário conseguiu manter e melhora, muito em função de ter CREDIBILIDADE.
Hoje, somos o primeiro time a ter elenco formado e já treinando desde o último dia 12, com local de concentração definido, salários de cozinheiras, prestadores de serviços, atletas e comissão técnica EM DIA. ISSO É RESULTADO….. É TRABALHO .
Afrontar é fazer o que o Presidente do Conselho Deliberativo está fazendo, após perder inicialmente ação judicial, tenta na marra reconduzir o ex-presidente Rosinaldo…. Se o Sr. estivesse na última reunião se certificaria do que estou relatando…… Autoritarismo, total destempero e preparo para conduzir uma reunião… Fora o descumprimento do que previa a pauta. E POR MAIORIA ABSOLUTA dos Conselheiros presentes foi suspensa a reunião pelo PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA GERAL, e posteriormente formada uma comissão para apurar os fatos ocorridos.
Quanto as questões jurídicas, quem levou para essa seara foram vossas excelências, e lá com certeza vamos provar tudo o que estamos afirmando e fazendo, porque não estamos aqui em prol de A ou B, estamos em prol do São Raimundo, até porque SOMOS ALVINEGROS, SEMPRE FOMOS.
Caro, André, ja ta na hora dessas briguinhas e jogos de poder, porque os senhores não sentão e fazem uma forte diretoria para o bem do São Raimundo. Sem sombra de dúvida que o Sr. Rosinaldo fez muito pelo pantera, porém surge alguns questionamento sobre sua administração, o sr. Antônio Sampaio e seu grupo tem feito tambem uma boa admistração, vale ressaltar que essa diretoria tem pagado contas que a diretoria anterior deixou, isso vc não vem me dizer que é mentira pois os canais tanto de rádio e televisão todos os dias dão essas notícias. Outro fato André por que não teve a prestação de contas anuais do sr. Rosinaldo, pois todos nós sabemos que teve várias e diversas boas rendas no estádio aqui em Santarém.
Então responda para imensa torcida alvinegra esses questionamentos.
O que a torcida quer é um time forte e brigando com os adversários dentro de campo e não dividindo dentro do Complexo do PANTERÃO.
Alvinegro de coração.